A ação certa é a Virtude do Tipo 9. A Virtude é uma experiência que vem da compreensão de que podemos aceder aos atributos divinos porque fazemos parte do Todo.
Todo o trabalho de crescimento pessoal começa com uma inquietação de saber que algo podia ser de forma diferente para melhor. Seguidamente é preciso perceber os padrões de comportamento adotados pela personalidade através da observação.
Os números para além de quantificar tudo o que se encontra ao redor do homem, também possuem significados simbólicos, muitas vezes além da lógica humana, revelando uma sabedoria mais subtil e próxima da essência.
Um grande desafio nos relacionamentos profissionais para o Tipo 9 consiste em lidar com a pressão ou controlo sobre si, pois mesmo não querendo uma determinada coisa ou situação tem dificuldade em dizê-lo.
Com a sua postura tranquila e necessidade de conexão com as pessoas o Tipo 9 deseja que os colegas tenham tempo para estar com ele confortavelmente, o oiçam com paciência e interesse alimentando longas conversas.
O Tipo 9 tem uma postura de confiança relativamente aos colegas, pois as pessoas são de confiança até prova em contrário. E se alguém teve uma atitude não confiável, irá averiguar se se trata apenas de uma situação pontual falando com a pessoa para perceber o que se passa e ajudar a sua integração na equipa.
Quando o Tipo 9 está muito motivado e entusiasmo com algo, a sua postura calma e lenta torna-se rápida e é capaz de mudanças e concretizações surpreendentes.
O Tipo 9 é o ponto onde o Eneagrama começa. A identificação com a personalidade pressupõe a perda de contacto com a natureza essencial do ser humano e como esse distanciamento em relação à Verdadeira Natureza é comum aos egos, todos os outros Tipos do Eneagrama podem ser vistos como variantes deste arquétipo fundamental da personalidade.
A todos os Tipos do Eneagrama corresponde uma Ideia Santa. Esta Ideia é a forma especifica de perceber a realidade quando caiem os véus subjetivos da personalidade. É a visão lúcida da realidade limpa, sem os preconceitos da personalidade. É por isso, a visão iluminada sobre a realidade do ser na sua essência.
A paixão do Tipo 9 é a "preguiça". A "preguiça" do Tipo 9 consiste na falta de compromisso com o que é essencial fazer. Está ligada ao hábito de não pensar ativamente ou importa-se com, as suas prioridades, vontades ou desejos.
O Tipo 9 Sexual inconscientemente expressa uma necessidade de ser através do outro acabando para isso por se fundir no outro. É através do relacionamento que alimenta a sensação de "Ser".
O Tipo 9 é extremamente tolerante e tem uma grande capacidade de compreender os diferentes pontos de vista apresentados. É empático e como procura sempre compreender os outros dificilmente faz julgamentos. É muito metódico, calmo e paciente. Acredita que a harmonia é a base da felicidade.
Chegar de novo a uma empresa para o Tipo 9 significa deixar as rotinas a que está habituado e por isso há tendência para o nervosismo se apoderar dele, principalmente se o novo trabalho significar uma grande mudança na sua vida. Mantém uma postura atenta aos procedimentos e às pessoas e de forma afável ouve as instruções, conselhos e dicas...
Podemos encontrar pontos comuns quando observamos o comportamento do Tipo 9 e do Tipo 5. Para percebermos as diferenças entre estes dois Tipos de personalidade é preciso conhecer as motivações de cada um deles.
O Tipo 9 social expressa a paixão da preguiça fundindo-se com o grupo. Trabalha arduamente no apoio aos interesses e necessidades do grupo pondo-as à frente das suas próprias necessidades.
A combinação da paixão da preguiça com o instinto auto preservação no Tipo 9 resulta numa personalidade chamada "apetite". A motivação profunda deste subtipo é encontrar uma sensação de conforto no mundo através da satisfação física das suas necessidades.
Embora o Tipo 9 tenha uma necessidade inconsciente de preservar o conforto e harmonia a todo o custo, a verdade é que evitar o conflito e a consciência das suas vontades conduz ao desconforto e desarmonia que ele tanto procura evitar.