O bem-sucedido, cheio de energia e produtivo tipo 3 faz o seu trabalho com entusiasmo e compromisso, sem ser ambivalente ou ter segundas intenções, tudo o que ele quer é atingir as suas metas.
A vaidade do ego é uma questão importantíssima para a psicologia do Tipo 3. É o excesso de orgulho por ser tal pessoa, pela aparência, pelas realizações, poses e conquistas, o desejo de ser elogiado ou admirado, a ostentação da moda, da riqueza ou do poder que exibe.
O Tipo 3 precisa de objetivos para viver com os quais se identifica e organiza a sua vida. Os objetivos dão-lhe um rumo, definindo o ponto de partida e o ponto de chegada.
Tipo 3 Sexual expressa a vaidade através da atração sexual e beleza mais do que através do dinheiro ou prestígio, de resto são igualmente competitivos na persecução dos seus objetivos tanto a nível pessoal como profissional.
O Tipo 3 social deseja ser visto e ter influência nas pessoas. Age com vaidade, gosta de estar no palco e deseja brilhar em frente do mundo inteiro ao ser o centro das atenções.
O Tipo 3 Autopreservação trabalha muito para ter segurança material e financeira. Mostra uma preocupação com a segurança para se sentir autónomo e autossuficiente e assim puder tomar conta dele e dos outros.
O Eneagrama apresenta caminhos de desenvolvimento específicos para cada personalidade. Um desses caminhos são as flechas, caminhos de transformação estruturados pela hexade que compõe o símbolo do Eneagrama.
O Tipo 3 é extrovertido, enérgico e vive a alta velocidade estando sempre ocupado a fazer coisas. Aprimora o seu desempenho para cumprir os objetivos propostos. Procura alcançar o sucesso pois considera que dele depende o seu valor.
Ao chegar de novo a uma empresa o Tipo 3 estará cem por cento focado na aprendizagem das suas tarefas com o intuito de superar as metas que lhe forem propostas ou a competência dos seus colegas. Por isso espera que para lá da explicação das suas funções também lhe sejam transmitidos objetivos, de preferência a curto prazo.