Está escrito que o primeiro alfabeto verdadeiro foi utilizado por Moisés para escrever "os dez mandamentos", segundo o qual foi lhe passado pelo próprio Deus em 1628 a.C., e desde então ficou conhecido como o alfabeto Hebraico, derivando da palavra Habiru, que significa "viajantes empoeirados".
O tipo 2 e o tipo 7 são dois tipos muito agradáveis. Ambos são otimistas, cheios de energia e acreditam que seus talentos lhes abrem as portas do mundo. Não são muito premiáveis à tristeza e distanciam-se da introspeção.
O Tipo 2 identifica-se com as pessoas com quem se relaciona acabando por desenvolver uma grande sensibilidade à forma como elas reagem a si e o tratam.
Alguns Tipos 2 não parecem dependentes, e aliás fazem tudo para provar o contrário sendo muito autónomos. Alguns até mostram gestos presunçosos e pomposos, podendo mesmo nalgumas situações tratar as pessoas como subordinadas e inferiores, ainda que inconscientemente.
A Virtude surge de uma experiência de plenitude, abundância e bondade inerente à vida, pois, neste estágio, produz-se um alinhamento da alma humana com o "Ser".
O Tipo 2 ao afastar-se da essência perdeu o contacto com a sua vida interior, à qual deixou de dar valor. Passou a rejeitá-la e tudo o que nele ocorre, reproduzindo assim o sentimento inconsciente de ter sido rejeitado pelo universo.
O Tipo 2 Sexual é um sedutor clássico que prima por mostrar uma imagem atraente e sentimentos. A necessidade de seduzir é o veículo pelo qual consegue que as suas necessidades sejam atendidas fazendo alianças ou despertando o desejo no outro.
O Tipo 2 Social é um sedutor de ambientes com mestria para lidar com grupos. Mostra-se mais poderoso e intelectual do que os outros subtipos do Tipo 2. Tem paixão pelo poder e expressa o orgulho ao ter influência e vantagem sobre os outros.
O Eneagrama apresenta caminhos de crescimento interno estruturadas pela hexade que para o Tipo 2 passam pelo exercício dos movimentos para o ponto 4 e 8.
O Tipo 2 é muito expressivo, sorridente, prestável, energético e entusiasta no modo como se relaciona com as pessoas. É extremamente atento às necessidades dos outros e sabe muito bem como os ajudar e agradar. Aliás, estas ações dão um sentido especial à sua vida.
O Tipo 2 tende a assumir um papel central na vida das pessoas que gosta, proporcionando-lhes o que necessitam e desejam a ponto de puder sentir-se indispensável na vida dessas pessoas.