Trabalhar com o Tipo 9 do Eneagrama: pontos a favor!

O Tipo 9 tem uma postura de confiança relativamente aos colegas, pois as pessoas são de confiança até prova em contrário. E se alguém teve uma atitude não confiável, irá averiguar se se trata apenas de uma situação pontual falando com a pessoa para perceber o que se passa e ajudar a sua integração na equipa.
Procura saber se existe algum problema, opinião ou sugestão, que mesmo sendo diferente das dos outros, possa ser válida ou interessante, sempre no sentido e harmonizar o relacionamento entre todos. Se neste processo verificar que a pessoa está manifestamente de má-fé, pode começa a sentir uma raiva que tentará dosear enquanto se conseguir conter. Quando deixa de conseguir controlar a raiva, tal como noutras situações, explode e diz agressivamente tudo o que no momento pensa e sente sem filtros para amenizar palavras, gestos e tom e volume de voz.
Fora destes casos extremos e esporádicos, é muito paciente, compreensivo e deixa-se levar pelas ideias, opiniões e vontades da equipa facilmente. Deixa-se convencer facilmente pelos outros porque, como há partida são confiáveis, o Tipo 9 acredita que têm razão e dizem a verdade.
Da equipa espera colaboração plena entre todos e o máximo empenho, pois quando há um projeto ou trabalho é para se dar o máximo durante o tempo que for preciso.
O Tipo 9 tem uma natural capacidade de coesão que põe ao serviço da equipa para a tornar mais forte e preparada para enfrentar as adversidades. Promove esta coesão através de um bom ambiente, motivando as pessoas com harmonia e compreensão, empenhando-se com elas na realização do trabalho mesmo não goste de fazer determinada coisa.
É extremamente persistente, embora nem sempre seja fácil saber o que realmente quer, porque tem tendência para se esquecer facilmente das prioridades, distraindo-se com coisas fáceis e que dão prazer. No entanto, acabam por ser estas coisas ou afazeres acessórios, que muitas vezes o ajudam a vencer a inercia inicial para fazer tarefas mais difíceis, ou para as quais não se sente motivado.
Tem a capacidade natural de motivar a equipa pela ação, pois o Tipo 9 move-se mais pelo instinto de fazer do que por ideias teóricas. Procura manter a justiça na equipa no sentido de não serem cometidas ações que ponham em causa a harmonia.
A justiça do Tipo 9 é harmónica e adapta-se à vontade e necessidades dos outros pela tolerância e bom senso. Utiliza a sua natural capacidade diplomática para converter atitudes individualistas e egoístas e amenizar desconfianças procurando integrar todos no grupo de forma a criar um ambiente onde todos se sintam bem e cooperantes.
A motivação para trabalhar em grupo é máxima porque é através dos outros que o Tipo 9 sente a tão necessária conexão para o seu equilíbrio. Quando grupo reconhece o seu desempenho há uma motivação extra para produzir ainda mais, pois o Tipo 9 reconhece-se através do grupo.
Por isso, acontece frequentemente o Tipo 9 ao ser elogiado desvalorizar a situação dizendo que o mérito é do grupo, mas quando se elogia o grupo não dando destaque ao Tipo 9 ele sente-se ignorado e triste porque sente a desconexão dos outros.
A equipa completa o Tipo 9 e ele sente-a com uma extensão e si próprio, por isso o resultado que a equipa conseguir será mais do que a soma das partes, porque a cooperação potencia grandes realizações das quais todos se sentem parte. A equipa possibilita vivenciar uma alegria mais abrangente perante o sucesso, pois é bem mais fácil gerir o sucesso coletivo do que o pessoal, porque há sempre uma sensação, ainda que encoberta, de ao se destacar isoladamente poder ser visto como superior aos outros o que poria em causa a conexão com a equipa.
Helena Portugal
Se gostou, partilhe. Obrigada!