Tipo 8 do Eneagrama um líder forte!

O Tipo 8 esbanja vitalidade na liderança. Animado por uma vontade férrea conduz o grupo com pulso firme em direção aos resultados pretendidos. Está presente, acompanha e intervém frequentemente na tomada de decisões e no desempenho com o intuito de facilitar e acelerar a execução das tarefas que levam ao resultado final pretendido.
Absolutamente virado para questões e possibilidades práticas sustenta a liderança num jogo dinâmico entre uma postura de força, poder e protagonismo. Atributos que utiliza para derrubar dificuldades, cumprir objetivos, comandar e controlar.
Embora possa assumir uma postura dura com os outros é movido por um forte sentido de justiça não discriminando ninguém que lhe mereça respeito ou admiração. Qualquer tratamento que pareça privilegiar ou beneficiar alguém é apenas a consequência de um desempenho ou dedicação superior aos demais que por uma questão de justiça devem ser recompensados.
Na equipa, ou pessoas que estão sob a sua responsabilidade ninguém toca! Defende-os com toda a sua força de qualquer ataque ou acusação exterior. Se os motivos das acusações ou ataques a qualquer uma das "suas pessoas" forem válidos, depois da defesa perante terceiros, o Tipo 8 irá, então resolver a questão internamente e nessa altura cabeças poderão rolar.
Motivação:
Pôr à prova a sua capacidade de enfrentar desafios, executar mudanças e implementar projetos é entusiasmante por proporcionar uma constante descoberta das suas capacidades. É na ação ao serviço de um ideal concreto que o seu papel assume significado. A dinâmica da liderança faz o Tipo 8 sentir-se mais vivo
Há uma verdadeira satisfação em contribuir para o desenvolvimento das pessoas e construção de projetos que se reforça a cada conquista ou concretização bem sucedida . Ainda assim, o Tipo 8 habituado a expressar mais palavras críticas do que emoções positivas relativamente aos outros, será muito poupado em palavras elogiosas. Poder-se-à, até considerar que não dizer nada sobre uma excelente ideia ou desempenho já é um elogio...
O exercício do puder é uma forte atração para o Tipo 8 pelo grau de autonomia e rapidez de ação que lhe confere, atributos em que sustenta grande parte do seu sentido de competência.
Capacidades naturais:
O Tipo 8 tem a habilidade de aliar a visão à competência. Com a sua rápida compreensão do presente antecipa o futuro conseguindo prever tendências e executar as mudanças necessárias adequando as estratégias às exigências do futuro.
As decisões resultam da sua intuição apurada que capta os acontecimentos num "flash" e rapidamente indica o melhor caminho a seguir.
Não se intimida com pressões externas nem com o facto de que as suas decisões possam não agradar a todos. Corre o risco das decisões que toma e assume as consequências.
O Tipo 8 tem sobre si uma grande pressão devido ao apoio, comando e controlo dos outros, na resolução das questões mais complicadas que faz questão de chamar a si e em mostrar-se forte e decidido. E quase não se dá conta dessa pressão graças à vibração intensa da sua energia.
Sabe intuitivamente quem está mais habilitado para executar as tarefas necessárias em cada momento, muitas vezes tendo em conta as aptidões de cada um mediante provas já dadas.
Com o Tipo 8 a liderar, o ambiente é quase, sempre agitado na procura de fazer mais e melhor.
Desafios:
Um dos desafios mais difíceis para o Tipo 8 é ultrapassar a sensação de estar em desvantagem ou sob ameaça. Posições de fragilidade significam perca do controlo e podem induzir comportamentos imprevisíveis explosivos.
Nestas situações é importante que o Tipo 8 esteja atento à quantidade e intensidade de energia exagerada que coloca na sua atitude de liderança.
Ceder ou recuar na sua posição é algo que a sua persistência torna difícil, só o fazendo quando algum motivo a isso obriga ou quando lhe conseguiram provar que há outra solução melhor do que a sua.
Controlar um pouco a impulsividade pode ajudar a maturar mais as decisões sem pôr em causa a sua força, controlo e autonomia.
Situações ou pessoas ambíguas representam uma confusão incompreensível, que o Tipo 8 tudo fará para clarificar confrontando-as até haver uma posição clara. O Tipo 8 precisa lembrar-se que o confronto nem sempre traz o resultado desejado porque algumas pessoas podem ficar inibidas de se expressar, baralhadas ou apenas necessitarem de tempo para pensar antes de assumir uma posição.
Dar feedback sem comprometer o relacionamento com as pessoas pode ser outro desafio porque não sendo a diplomacia o seu forte, ele tende a ser "curto e grosso". Por outro lado dar um feedback negativo e não obter reação da pessoa avaliada, é entendido muitas vezes, como alguém fraco merecedor de pouca consideração.
O que mais deseja:
Para o bom funcionamento da liderança é imprescindível que todos saibam quem manda. Assim, sabe-se a quem recorrer em caso de necessidade e quem tem a última palavra a dizer.
Quando dá uma ordem espera que seja cumprida de imediato e de preferência sem questões que sejam um entrave ou atrasem a sua execução.
Deseja liderar pessoas leais, competentes e que estejam à altura dos desafios. Caso alguém não se sinta competente, capaz ou não queira cumprir a tarefa que lhe for atribuída é melhor dizê-lo imediatamente e sem rodeios.
O relacionamento com quem lidera tende a ser mais fluente com pessoas perspicazes e atentas que compreendam as suas diretivas, explicações curtas, rápidas e concisas. Muitas perguntas sobre os detalhes impacientam o Tipo 8 que quer mais ação e menos conversa.
Dá o melhor de si aos outros com total entrega, cumpre a sua palavra e espera o mesmo em troca. Depois das pessoas terem dado provas que são competente e de confiança o Tipo 8 torna-se mais tolerante e compreensivo com alguma falha que possa ser cometida e ajuda sem grande resistência a ultrapassar essa situação.
A eficácia da liderança do Tipo 8 aumenta quando a sua equipa compreende que por detrás da sua impaciência, dureza, força e intolerância está uma pessoa absolutamente comprometida em que tudo corra bem e disponível para ajudar e apoiar em tudo o que for necessário.
Esta perspetiva aumenta a tolerância das pessoas nos momentos em possam explodir atitudes e palavras mais intensas, motivando-as para iniciar ou continuar a ação em vez de se desmotivarem por alguma mágoa ou ressentimento. O jogo é limpo e depois do que havia a ser dito o foco do Tipo 8 muda imediatamente para a que é preciso ser feito.
Como influência:
A liderança do Tipo 8 vem do instinto, que funciona como uma força propulsora e motivadora de ação tão intensa que se propaga contagiando as pessoas, motivando-as, também para a ação.
Esta mesma energia coloca as emoções para segundo plano e assim tudo o que se faz tem um fundamento prático, lógico e fácil explicar no contexto que se apresentar.
O seu estilo ousado e provocador desafia frequentemente as pessoas a refletir no que estão a fazer e na forma como o fazem, espicaçando o seu sentido critico e destreza mental.
Por outro lado considera que a eficácia aumenta quando se sai da zona de conforto em busca de novas possibilidades. É um pioneiro e gosta de experimentar e fazer o que ainda ninguém fez.
O facto de assumir para si os riscos das decisões tomadas deixa os outros numa posição confortável para colaborar em projetos novos ou fazer coisas de outra maneira. Incute segurança pela convicção e firmeza com que defende as suas decisões.
Mesmo em ambientes informais a liderança surge de forma natural porque quase sempre é o primeiro a tomar as decisões que os outros acabam por seguir...
Helena Portugal