Tipo 4 Social - "Vergonha"

O Tipo 4 Social mostra-se emocionalmente sensível, sente profundamente e sofre mais de que a maioria das pessoas. Para estes Tipos 4 há um desejo de ser visto e que as outras pessoas testemunhem o seu sofrimento. Desta forma ao serem compreendidos e reconhecidos nesse sofrimento esperam que os outros os possam amar e perdoar as suas falhas e deficiências.
Lamenta-se muito e assume o papel de vítima para ganhar a simpatia das pessoas, acabando por viver apegado às causas do seu sofrimento.
No Tipo 4 Social a inveja alimenta o foco na vergonha e sofrimento ao fornecer uma constante fonte de dor ao sentir que os outros têm aquilo que ele quer e não tem. No entanto, acredita que o seu sofrimento é também o que o torna único e especial - há uma espécie de sedução através do sofrimento.
A motivação do Tipo 4 Social pelo sofrimento e tanta sensibilidade está ligada à ideia de que o sofrimento será o caminho mais curto para o paraíso. Tal como a criança chora para atrair o cuidado da mãe, este Tipo 4 tem a ideia de que o caminho para a felicidade é através das lágrimas.
O Tipo 4 Social fica preso na racionalização do sofrimento em vez de fazer algo para o resolver e espera que as suas necessidades e desejos sejam resolvidas pelos outros. Por isso opta por mostrar a intensidade das suas necessidades de forma suficientemente sofrida, pois assim alguém irá finalmente em seu auxílio e preencher essa necessidade.
Enquanto o Tipo 4 Auto preservação trabalha para ter o que quer, o Tipo 4 Social motiva-se ao manter o foco na insatisfação emocional e sensação do que está em falta internamente.
Há uma sensação de conforto e familiaridade no sofrimento - a doce tristeza da poesia, a riqueza do sentido e melancolia da música - uma esperança inconsciente que o seu sofrimento de alguma forma o irá redimir.
O tema principal do Tipo 4 Social é o sofrimento acompanhado do sentimento de inferioridade. Para esta personalidade há uma necessidade de auto-humilhação e auto recriminação, de se virar contra si próprio e para se auto enfraquecer. A inveja surge através da comparação com os outros, onde acaba por se sentir inferior e alimenta a ideia de que há alguma coisa errada consigo. Desta forma acaba por criar uma baixa autoestima e subestimar as suas capacidades por se sentir menos que os outros.
Mesmo que seja competente, atrativo e inteligente, ainda assim, pode identificar-se fortemente com o sofrimento e o sentimento de deficiência.
Tende a sentir vergonha relativamente aos seus desejos que surgem acompanhados de emoções como a raiva, ódio, ciúme, competitividade e inveja, por isso estes desejos podem aparecer associados ao um sentimento de culpa
É demasiado envergonhado para expressar os seus desejos e acaba por encontrar suporte para o fazer através do sofrimento. Não sente que tem o direito a ter e satisfazer necessidades ao mesmo tempo que desenvolve a crença que o mundo está contra ele ou que ninguém lhe dará o que ele quer ou precisa.
O Tipo 4 com este subtipo pensa através das emoções e identifica-se tanto com elas que acaba por ficar preso nelas em vez de entrar na ação necessária.
Em público o Tipo 4 Social pode, até reprimir emoções de desaprovação como fúria ou ódio e pode parecer doce, amigável e suave, mas em privado, pode expressar as emoções que armazenou na vida social e tornar-se agressivo.
Geralmente prefere engolir o seu próprio "veneno" do que mostrá-lo
aos outros e tipicamente tem dificuldade em encontrar o seu lugar no grupo ou
na sociedade. Pode sentir que não se encaixa e geralmente cria situações de
rejeição social para confirmar a sua
vergonha.
Traduzido e adaptado do livro " The Complete Enneagram - 27 Paths to greater Self-knowledge" Beatrice Chestnut, PhD
Helena Portugal
Se gostou, partilhe. Obrigada!