Tipo 3 do Eneagrama - O caminho das flechas!

O Eneagrama apresenta caminhos de desenvolvimento específicos para cada personalidade. Um desses caminhos são as flechas, caminhos de transformação estruturados pela hexade que compõe o símbolo do Eneagrama.
O Tipo 3 movimenta-se para os pontos 6 e 9. No primeiro movimento a pessoa começa a questionar-se, atitude que no ponto 3, onde anda apressadamente a realizar tarefas para concretizar metas e objetivos não é natural acontecer. Quando o Tipo 3 vem para o ponto 6 a sua produtividade pode até diminuir um pouco, mas a qualidade das suas concretizações tende a aumentar, na medida em que há mais reflexão, atenção aos detalhes e a possíveis erros, às inconsistências e incoerências. Consequentemente torna-se mais crítico e precavido.
Pode começar a surgir questionamentos profundos como por exemplo: "entre os papeis que represento para me adaptar ao que os esperam de mim ou valorizam, quem sou eu afinal? O que é que realmente "Eu" quero e gosto?"
Neste ponto Tipo 3 consegue desenvolver mais facilmente valores de cooperação, espírito de equipa e pode cria uma intimidade mais verdadeira com as pessoas próximas.
No movimento para o ponto 9 o Tipo 3 vai ganhar a perceção das potencialidades que existem ao sentir ou tomar consciência das formas como o tempo pode ser vivido em seu beneficio.
Esta personalidade que não consegue parar, pois se o fizer acredita que nada acontecerá, finalmente aprende a diminuir o ritmo acelerado e pode relaxar mais! Aprende a contemplar o fluxo natural das coisas, a esperar a hora certa para agir e a ser menos apressado. Aumenta, ainda mais a atenção às outras pessoas e a sua capacidade de ouvir.
Por outro lado, a necessidade de protagonismo diminui e abre-se a possibilidade de aprender a "Ser "e a "Estar" em vez de apenas "Fazer".
Quando o Tipo 3 experiência o
movimento para o 9 reencontra a Harmonia e o prazer que existe nas "pequenas" coisas da vida.
Este é caminho da revolução interior!
Helena Portugal