Flechas de crescimento do Tipo 2 do Eneagrama

O Eneagrama apresenta caminhos de crescimento interno estruturadas pela hexade que para o Tipo 2 passam pelo exercício dos movimentos para o ponto 4 e 8.
Nesta experiência vivencial que deve ser acompanhada por um estudo consistente e guiada por um professor de Eneagrama habilitado, o Tipo 2 pode experimentar estados de "ser" diferentes que vão trazendo segurança à concretização de mudanças internas.
O Tipo 2 precisa aprender a olhar menos para as outras pessoas e olhar mais para dentro de si. Neste aspeto, o Tipo 2 com o subtipo auto preservação é privilegiado porque tendencialmente tem mais facilidade para pensar nele próprio e atender às suas necessidades do que o Tipo 2 com o subtipo social e sexual.
Esta nova atitude torna-se possível com o movimento para a flecha contrária, ponto 4, que convida à interiorização. No ponto 4 o Tipo 2 consegue reconhecer as suas carências e necessidades, algo antes invisível devido ao mecanismo de defesa - orgulho. Aqui pode aceder à dor no sentido positivo em que ela é necessária ao seu desenvolvimento.
Em que sentido pode esta dor pode ser positiva? Quando entra em contacto, por exemplo com o facto de perceber o quanto o seu bem-estar e autoestima dependem de se sentir útil ou até mesmo indispensável aos outros, que no fundo espera o retorno de tudo o que faz pelos outros, ou ainda, quanto sente a falta de liberdade... Só quando se sente algum tipo de dor associado às características da personalidade surge a razão e vontade para alguma mudança.
No ponto 4 o Tipo 2, ao focar-se mais em si pode aprender, também a separar melhor as suas emoções das emoções de outras pessoas e perceber o que realmente precisa e quer.
No caminho para o ponto 8 o Tipo 2 pode entrar em contacto com a raiva positiva como energia necessária para estabelecer limites ente si e os outros em situações que se prejudica e pode igualmente acabar por prejudicar os outros ao fazer coisas em excesso por eles.
As suas ações passam a ser mais espontâneas, menos dependentes da aprovação da imagem externa. Compreende que as pessoas passam pelo que têm que passar no seu percurso de vida, e que às vezes precisam aprender por elas próprias mesmo que cometam erros.
O acesso às flechas é o caminho da revolução interior!
Helena Portugal
Se gostou, partilhe. Obrigada!