Significado do 2 em hebraico

Está escrito que o primeiro alfabeto verdadeiro foi utilizado por Moisés para escrever "os dez mandamentos", segundo o qual foi lhe passado pelo próprio Deus em 1628 a.C., e desde então ficou conhecido como o alfabeto Hebraico, derivando da palavra Habiru, que significa "viajantes empoeirados".
Bet faz parte do segundo grupo de letras do alfabeto hebraico que é formado por sete "letras duplas" (Beth, Gimel, Daleth, Kaph, Phe, Rhe e Tau), representam as forças mutáveis, a dualidade, os opostos que a humanidade enfrenta.
O desenho do bet, a segunda letra do alef-bet, compreende três linhas: duas horizontais e uma vertical. Estas três linhas representam as direções leste, sul e oeste. A linha horizontal em cima representa o leste. A linha vertical é o sul, e a linha horizontal abaixo é o oeste. O desenho do bet é similar ao caminho do sol, que se ergue a leste e se deita a oeste.
A letra Bet é a segunda letra do alef-bet, e o seu valor numérico é dois. A pictografia de Bet é a representação de uma casa ou de uma habitação, na qual se confirma o mistério da natureza da pluralidade deste mundo vinda da unicidade de Deus.
Bet é a casa da criação, é a casa da vida. Bet ב também exerce a função de prefixo com o significado de "dentro", sugerindo a intenção de Deus habitar a Sua Criação.
No nível espiritual, toda a criação é uma 'casa' intimamente relacionada à habitação divina. Isso explica o porquê das escrituras serem iniciadas com a letra Bet (casa), pois da perspetiva de Deus, o mundo e o universo inteiro constituem a sua morada.
Bet representa assim o aspeto feminino da alma representado pela casa. A alma vista como uma habitação para Deus. O poder da gravidez. O Espírito e a vontade de Deus construir uma habitação para si na mais densa realidade.
E são enigmáticas as razões e os motivos que Deus teria para desejar uma habitação num nível mais baixo, como a que este mundo físico representa. Mas somos ensinados pela Sua palavra que este mundo foi criado para que o ser humano pudesse existir.
O desejo de Deus por habitar essa realidade mais baixa, física, seria motivada na sua soberana vontade por encontrar a sua casa, e o Senhor realiza a sua morada em nosso coração e em nossa alma.
Bet representa a dualidade e a pluralidade. Tudo na Criação foi criado aos pares. O homem e a mulher, o macho e a fêmea. Ao contrário de Deus, para a humanidade criar, para se reproduzir, são precisos dois.
O mundo foi criado incompleto. O trabalho da humanidade é portanto, completar a Criação, aperfeiçoando-a através de boas ações para tornar o mundo um lugar melhor para habitar.
Helena Portugal