Omnisciência: o conhecimento procurado toda a vida

O Tipo 5 preserva o seu vínculo com a vida mediante a observação atenta a partir de uma distância segura. Boa parte da sua energia concentra-se nos olhos com o objetivo de criar uma imagem clara do que acontece fora de si.
O conhecimento dos acontecimentos e o conhecimento teórico em geral afigurasse-lhe como uma garantia de segurança e um passaporte para, na sua maneira reservada, interagir no mundo.
Substitui alegremente o conhecimento vivo que vem da experiência direta pela informação e pelo conhecimento conceitual, através do qual procura conhecer avidamente todas as coisas que lhe despertem interesse.
O Tipo 5 sente que lhe falta mais conhecimento, mais compreensão, o que faz sentido para um observador da vida, como elemento essencial para a sua sobrevivência. Para ele o conhecimento é segurança, precisa de saber de antemão o que vai acontecer, bem como o que esperam dele. O reverso da amedalha é o desgaste e sofrimento de não encontrar as respostas para todas as perguntas e quando aparentemente encontra, há sensação de não estarem completas, como se ainda houvesse algo mais que não é revelado.
Num ponto muito profundo da sua alma o conhecimento parece-lhe, não só uma garantia de sobrevivência, como também um fator que pode religá-lo ao mundo perdido do SER.
Idealiza, portanto uma qualidade do Ser que tem a ver com o conhecimento direto, qualidade que se chama Consciência Diamantina como diz Almaas: "este aspeto da essência é a fonte de toda a intuição, compreensão e conhecimento verdadeiro. Opera mediante uma capacidade de análise e síntese simultâneas... ao contrário de todos os aspetos do Ser , possui a capacidade de usar o conhecimento da memória e sintetizá-lo com o conhecimento imediato do momento, faz uso, pois tanto da mente quanto do Ser. "
O Tipo 5 só poderá saciar a sua fome de conhecimento quando integrar em si, na mente, no corpo e nas emoções a Ideia Santa da Omnisciência.
A Santa Omnisciência tem a ver com a essência de todo o progresso espiritual, o processo pelo qual um ser humano se torna cada vez mais consciente de sua natureza interior e entra em contacto íntimo e profundo com ela. A cada passo o Tipo 5 saberá mais a respeito de quem ele é, e quando esse conhecimento se completa, ele percebe plenamente que é uma expressão individual do Ser. É isso que as diversas tradições chamam de iluminação total - a compreensão completa de si mesmo e da própria natureza.
Helena Portugal