Quando o Tipo 6 do Eneagrama é do contra...

O Tipo 6 é otimista no meio dos pessimista e pessimista no meio dos otimistas.
O Tipo 6 tem uma tendência para fazer o papel de advogado do diabo, desenvolvendo um raciocínio contraditório. Desta forma alimenta uma dinâmica de confronto e provocação na conversa, quem sabe, se para testar a veracidade dos argumentos apresentados pelo seu interlocutor.
Faz muitas perguntas mas é perito em não dar respostas. Muitas vezes responde às perguntas com outras perguntas como estratégia para ganhar tempo, organizar o pensamento ou simplesmente desviar o assunto.
Também, é comum responder com "depende", porque ao ouvir a pergunta surgem-lhe várias possibilidades de resposta ilustradas pelos cenários que cria na mente.
O Tipo 6 é o mais mental de todos os tipos do Eneagrama, mas como todos os Tipos do triângulo interno do Eneagrama utiliza a energia para tudo menos para tratar as suas questões pessoais, e assim não consegue dissipar a dúvida que leva à hesitação constante mesmo sobre si próprio.
O Tipo 6, juntamente com o 4 e 8 formam a tríade da oposição, trazem as verdades da personalidade de forma nua e crua para cima da mesa.
O Tipo 6 é do contra, o que quer que se lhe diga para não fazer passará a ser o que ele mais vai querer fazer. Se validarmos a sua agressividade terá tendência para a diminuir se o acusarmos de ser agressivo, ou apenas considerarmos que está a ser agressivo irá aumentar ainda mais a agressividade.
Se o desafiarmos dizendo que não é capaz de fazer algo, tudo fará par aprovar que é capaz, mesmo que se possa prejudicar de alguma forma.
Muitos Tipos 6 sentem que querem algo, quando isso está a acontecer afinal já não querem. Decidem ir ver um filme, compram o bilhete e de seguida prensam se não seria melhor ver antes outro filme. A dúvida é uma constante no pensamento do Tipo 6, mesmo quando se mostra firme e seguro existe sempre uma sombra de dúvida e, muito provavelmente, um segundo pensamento que contraria a primeira ideia.
Helena Portugal