Quando o Tipo 1 trabalha com o 2...

Como se relacionam os Tipos 1 e 2 profissionalmente tendo em conta as características das suas personalidades quando um é chefe do outro.
O Tipo 1 vive de acordo com os seus elevados padrões de qualidade procurando aperfeiçoar tudo e todos à sua volta. Vive com muitas regras que são para cumprir. Sem regras a vida seria o caos. O dever vem sempre à frente do prazer, ou lazer e é cumprido de forma rígida sem considerar opções. Afinal ele já sabe qual é a melhor maneira de executar as tarefas, então para quê perder tempo com outras ideias. Privilegia os processos, no entanto, dedica-se com afinco aos colegas ou colaboradores quando se trata de ensinar ou aperfeiçoá-los profissionalmente.
Já o Tipo 2 é mais focado nas pessoas procurando relacionamentos onde esbanja simpatia e se disponibiliza para ajudar no que for necessário. É precisamente no relacionamento com os colegas e chefias que o Tipo 2 encontra a grande motivação para trabalhar. O Tipo 2 precisa de se sentir útil, pois enquanto assim for alimenta a sensação de ser praticamente indispensável aos outros. Aliás, ele sabe muito bem reconhecer quando alguém precisa de ajuda, ou necessita de algo. Desde que seja reconhecido pelo seu empenho e dedicação aos colegas e ao trabalho com um "obrigada!" tudo corre de feição para esta personalidade ativa, otimista e sorridente.
Quando o chefe é o Tipo 1 e o colaborador Tipo 2 tudo tem que funcionar conforme as regras. O Tipo 2 como é mais flexível e preocupado com o bem-estar e dificuldades das pessoas, mas ao mesmo tempo quer agradar ao chefe, é tentado frequentemente a contornar algumas regras.
Muitas vezes é o amável Tipo 2 que intercede, ou "põe paninhos quentes " quando a inflexibilidade do Tipo 1 cria atritos na empresa com a sua natural habilidade para lidar com as pessoas.
O chefe Tipo 1 deve ter presente que, embora o funcionário Tipo 2 faça o que estiver ao seu alcance para lhe agradar pode ficar muito magoado quando lhe dirige palavras mais agressivas. Um sentimento parecido poderá aparecer também, quando o chefe Tipo 1 não valoriza ou agradece tarefas importantes ou que foram executadas de livre e espontaneamente vontade em prol do sucesso da empresa. Surgirá um sentimento de ingratidão relativamente ao chefe e para a próxima o Tipo 2 não será tão prestável.
Quando o Tipo 2 cometer um erro a melhor forma de o resolver é admitir de imediato e corrigir a situação.
Se o chefe for o Tipo 2 e o colaborador o Tipo 1 pode ser difícil para o Tipo 1 conviver com a impulsividade e emotividade do chefe. Pode sentir-se desconfortável com a necessidade de contacto e de conexão do Tipo 2.
Por outro lado, o Tipo 2 vai preocupar-se com as pessoas, dando-lhes assistência, enquanto o colaborador Tipo 1 quer clareza nos procedimentos e que cada um cumpra o seu dever como deve ser, doa a quem doer.
O Tipo 2 pode ficar decepcionado com as atitudes impessoais e despreocupadas com os outros por parte do colaborador, encontrando-lhe falta de compaixão, e tem também dificuldade em lidar com o sarcasmo e irritabilidade tão característica do Tipo 1.
Se ambos os Tipos não evidenciarem tão vincadamente as suas características exageradas o Tipo 1 pode aprender com o Tipo 2 a ter uma vida mais calorosa enquanto que o Tipo 2 pode aprender com o Tipo 1 a ser mais objetivo e imparcial.
Helena Portugal
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