Projeção: mecanismo de defesa do Tipo 6 do Eneagrama

O principal mecanismo de defesa do Tipo 6 é a projeção.
Os medos, dúvidas e desconfianças do Tipo 6 surgem em primeiro lugar na sua mente e desencadeiam um processo de ação em que ele vai escrutinar o mundo exterior à procura de provas ou indícios que confirmem as suas suspeitas. Por exemplo, se o Tipo 6 acredita que alguém não gosta de si irá procurar todos os sinais que confirmem, a sua já formada convicção. É, portanto um ciclo de atenção ao mundo exterior viciado à partida, porque está condicionado à sua convicção inicial.
Orientado para detetar ameaças o Tipo 6 defende-se psicologicamente do seu próprio sentido de medo ao inconscientemente projetar fora, como se fosse para livrar de determinada ideia e do sentimento associado. Assim, imagina que tal facto tem origem no mundo exterior, ou na outra pessoa. Por exemplo, se ele se sente inseguro ou julgado, pode imaginar que o outro o está a julgar. Coloca o medo que sente na noutra pessoa, no mundo exterior, assim evita a dor do seu próprio julgamento ou insegurança.
Atribui a causa dos sentimentos desconfortáveis como o medo e a dúvida às outras pessoas, porque não os quer ver como criação sua. Ao colocar para fora a sua experiência interna sente-se mais seguro.
Quando o Tipo 6 projeta alimenta um processo em que o que está dentro de si é mal compreendido por interpretá-lo como se viesse de fora.
Helena Portugal