Porque reclamam os vizinhos?

04-10-2019

A insatisfação é uma característica humana que leva frequentemente à reclamação. Compreender a motivação que sustenta a reclamação pode ser meio caminho andado para se encontrar uma base de entendimento que possibilite o diálogo, com respeito pelo ponto de vista do vizinho.


Quando as relações no condomínio se tornam um desafio, reclama-se por diversos motivos conforme o tipo de personalidade:

1 - As regras, as leis, o regulamento interno e/ou as deliberações em ata não são cumpridas ou não são realizadas da forma que, no entender do condómino, é a correta. Há que estar atento e exigir rigor e clareza nas questões do condomínio, já que esta reclamação é motivada por uma forte irritação. 

2 - O condómino não sente que as suas ideias, os seus pedidos ou as suas necessidades estejam a ser consideradas (logo ele que, por regra, está sempre disponível para colaborar nas questões do condomínio!). O condómino sente, assim, que não é apreciado, pelo que associado a esta reclamação está o sentimento de ingratidão. 

3 - Não há metas nem objetivos concretos na organização do condomínio ou, havendo, estes não foram cumpridos. O condómino tem a sensação de que, se não for ele a dizer ou a fazer as coisas, nada aparecerá feito. Existe, também, uma necessidade de se fazer notar entre os vizinhos, tratando-se de uma reclamação associada a uma sensação de superioridade e vaidade.

4 - O condómino sente-se ignorado ou ofendido com alguma atitude ou palavra dita por alguém. Sente-se incompreendido e retira-se da vida do condomínio enquanto "vive" a sua mágoa. A reclamação é, portanto, dramática e surge em consequência de um sentimento de inferioridade.

5 - Não existe informação necessária que sustente a tomada de decisões ou de ações numa base lógica e objetiva. O condómino sente que é preciso deixar a sua postura de observador e agir. O sentimento que sustenta esta reclamação é distante, seco e frio. 

6 - A desconfiança de que há muito se suspeitava confirmou-se! Acabou-se o benefício da dúvida e há que confrontar os vizinhos ou o administrador com os factos. O sentimento que anima esta reclamação é a traição da confiança.

7 - Quer viver sem preocupações com o condomínio e afinal as coisas não correm bem. É necessário ter a preocupação de colaborar, pensando em opções para resolver o que não está a correr como suposto. A reclamação é acompanhada de uma argumentação compulsiva, com um sentimento de que "não vão tirar partido de mim". 

8 - Algo não correu como devia e o condómino quer saber quem é o responsável, confrontando-o para saber se ele tem ou não capacidade de resolver o problema. Tudo o que se quer é uma solução imediata, sendo a reclamação motivada pela impaciência e intolerância.

9 - Foram mal-educados, arrogantes e prepotentes, quebrando-se, assim, a harmonia no relacionamento. Então, o condómino vai teimosamente apresentar o seu ponto de vista, reclamando de modo efusivo. O sentimento que motiva a reclamação é a injustiça.

Conhecendo estes motivos e estes perfis do 'condómino reclamante', será então mais simples prevenir a origem destes problemas que mais cedo ou mais tarde, podem ocorrer nas relações de vizinhança.

Helena Portugal

Helena  Portugal
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