Dar e receber

O Tipo 2 identifica-se com as pessoas com quem se relaciona acabando por desenvolver uma grande sensibilidade à forma como elas reagem a si e o tratam.
Por isso a sua autoestima aumenta quando há recetividade e acolhimento à sua aproximação e contacto. Falar de coração aberto e permitir que tenha acesso a alguma informação pessoal é muito motivante para o Tipo 2 que interpreta esta atitude como uma prova de confiança e aceitação por parte da outra pessoa.
Retribuir a sua simpatia, dedicação e cuidado é algo que ele deseja secretamente, dando-lhe um sentimento de plenitude e alegria por sentir que gostam de si. Com estas emoções tão positivas, aumenta a motivação para fazer mais e melhor pelos outros. Respeitar e incentivar o Tipo 2 a expressar as suas opiniões, necessidades e desejos, é muito importante principalmente quando elas vão contra as preferências dos outros. Esta atitude ajuda-o a afirmar a sua individualidade e independência por pensar mais em si próprio.
Respeitar o seu espaço e tempo deixando-o sozinho, sem pedir nada, sem interrupções, telefonemas, ou visitas, pode ser uma oportunidade para o Tipo 2 entrar em contacto consigo, explorando os seus sentimentos, refletir sobre as suas experiências e planear atividades que lhe tragam prazer. Este é um exercício muito importante para as pessoas do Tipo 2 que têm dificuldade em afirmar a sua vontade sem considerar primeiro a dos outros.
O Tipo 2 tem um talento inato para conversar com as pessoas de forma tão envolvente que facilmente consegue captar as suas emoções, desejos e necessidades. Dessa forma torna-se fácil, até desenvolver a capacidade de antever aquilo que o outro vai precisar ou querer e providenciá-lo na altura certa.
É amigável, extremamente comunicativo e ativo, características que por regra o tornam muito popular. Expressa abertamente as suas emoções e preocupa-se, também, com os sentimentos dos outros, estando atendo aos detalhes necessários para criar um bom ambiente onde as necessidades dos outros sejam contempladas. Por vezes, a ambição e poder do Tipo 2 é exercida indiretamente, através do apoio a quem queira assumir o protagonismo ou tenha o poder de decisão. O Tipo 2 seduz as pessoas que gosta, principalmente pela quantidade e qualidade da atenção e cuidados que lhes dispensa.
Com a sua sensibilidade apurada tem a capacidade de facilmente construir feedbacks construtivos, complacentes e encorajadores que premeiam o bom relacionamento, por isso são as suas opiniões costumam ser bem aceites.
O Tipo 2 procura ultrapassar os desafios satisfazendo as necessidades das pessoas que são importantes para si. A melhor estratégia é pondo em prática as suas capacidades naturais de cooperação, ajuda e aconselhamento para encontrar soluções úteis para todos. As situações delicadas podem requerer mais atenção e dedicação às pessoas para providenciar as suas necessidades e anseios, e quase sempre o Tipo 2 tem a firme convicção de que é a pessoa indicada ajudar a encontrar as melhores soluções, afinal só compreendendo as pessoas é que se pode saber a melhor forma de as ajudar.
Helena Portugal
Se gostou, partilhe. Obrigada!