O que o Tipo 1 dá ao 7

O caminho Tipo do 7 para o Tipo 1 permite-lhe uma perceção mais clara do que é ideal e ao mesmo tempo correto, de forma tangível.
Quando Tipo 7 faz o movimento para o Tipo 1 em equilibro aprende a estabilizar o foco e a começar e acabar as coisas em estado de presença.
Ao mover-se para o ponto 1, o Tipo 7 pode sentir ansiedade, frustração e pode tornar-se mais critico. No entanto, ao entrar em contacto e vivenciar as características do Tipo 1 pode encontrar um meio favorável para sair dos seus sonhos e fantasias e aceitar a vida de forma mais realista, assim como perceber que também há limites a respeitar.
Quando este caminho pelo interior do Eneagrama é feito de forma inconsciente esta mudança envolve uma resistência e ansiedade em aderir a regras impostas e rotinas, mas quando feita conscientemente, pode abrir ao Tipo 7 a possibilidade de suportar uma estrutura baseada em parâmetros precisos que o ajudam a atualizar as suas ideias. Isto pode ajudar a colocar os planos do Tipo 7 em prática de forma mais pragmática, disciplinada, diligente e responsável no presente.
O apreço do Tipo 1 pela ordem, estrutura, ritmo, foco nos detalhes e cumprimento da agenda, pode ajudar o Tipo 7 a implementar as suas ideias criativas, trazendo rotinas e processo pelos quais conseguirá pôr os seus sonhos em prática. O Tipo 1 ensina o Tipo 7 a misturar o entusiasmo com a praticabilidade de fazer as coisas acontecer.
Quando o Tipo 7 conseguir equilibrar o controlo em demasia do Tipo 1 com a sua natural tendência para não controlar, pode atingir uma mistura perfeita de seriedade e brilho que representam um elevado e saudável nível de desenvolvimento.
Helena Portugal