Relacionamento do Tipo 3 do Eneagrama com a equipa de trabalho

O Tipo 3 adapta-se em função do grupo, mostrando a postura adequada para conseguir os resultados propostos pela empresa.
Estuda, analisa as competências e comportamentos da equipa para perceber as lacunas existentes e procura colmatá-las para dar mais consistência ao grupo, principalmente se o trabalho da equipa for necessário para conseguir os seus objetivos ou mostrar o seu mérito. Por essa mesma razão empenha-se a cem porcento nas tarefas e tem a tendência para querer fazer mais do que o foi solicitado.
Espera ser reconhecido por essa dedicação e pelos objetivos alcançados, pelos colegas e pelos superiores hierárquicos, o que no caso do Tipo 3 assume uma importância vital, por ser um dos maiores fatores de conforto e motivação para dar o seu melhor na organização.
Quando assim não acontece surge uma forte desmotivação, por sentir que afinal tanto faz trabalhar com empenho e conseguir bons resultados como ter um desempenho mediano.
Na equipa há a tendência para dar mais atenção às pessoas que o podem ajudar a melhorar a sua performance e a esquecer as outras onde à partida não vê essa vantagem. Por norma o Tipo 3 não dá ou faz algo a alguém sem antes ter pensado nas vantagens que poderá ganhar com tal atitude.
Assim, há uma atenção especial para encontrar as pessoas mais competentes, aprender com eles a forma de se tornar ainda mais eficaz e procurar integrar esses modelos. O facto de o trabalho em equipa possibilitar criar uma afinidade com estas pessoas é extremamente motivador para cumprir o objetivo do Tipo 3, que é aprender com elas rapidamente para depois as superar nas suas competências, desde que sejam necessárias para atingir os seus objetivos.
Quando encontra alguém com mais competências do que ele em determinada área tende a surgir, no seu íntimo pensamento de que se tiver tempo será melhor do que essa pessoa, que ele tanto admira. Outra motivação importante é o facto do Tipo 3 sentir na equipa uma rede de suporte para tingir as metas o que sozinho seria mais demorado ou difícil. Por outro lado, a equipa pode ser um importante complemento ao desempenho do Tipo 3 ao fazer coisas, que embora importantes não o motivam, como por exemplo tratar de pequenos detalhes e burocracias.
Tem a natural capacidade de se autopromover, com um discurso vivo, eloquente e charme que adapta ao seu interlocutor para mais facilmente conseguir negociar com sucesso para si o que pretende. Valoriza muito o sucesso, que torna o mais visível possível e tende a ignorar ou ultrapassar pequenos insucessos. Insucesso que, aliás, procura afastar a todo o custo trabalhando até à exaustão sempre que considerar necessário para atingir o seu objetivo. Trabalha tão arduamente para manter uma imagem vencedora que acaba por viver focado no mundo exterior procurando sempre responder às expectativas dos outros, ou se possível superá-las para se destacar ainda mais.
Helena Portugal
Se gostou, partilhe. Obrigada!