O Tipo 2 e as outras personalidades do Eneagrama

03-10-2019

O Tipo 2 tende a assumir um papel central na vida das pessoas que gosta, proporcionando-lhes o que necessitam e desejam a ponto de puder sentir-se indispensável na vida dessas pessoas.


Sente tanto orgulho na sua habilidade em ser útil e saber exatamente como agradar aos outros que acaba por não se aperceber o quanto está dependente da aprovação e reconhecimento dessas pessoas para se sentir bem.

Ao viver tão empenhado em contribuir para o bem-estar dos outros, acaba igualmente por não ter a noção do quanto reprime os seus sentimentos, vontades e necessidades próprias.

A menos que tenha a capacidade de olhar por si, satisfazendo os seus desejos e necessidades acaba por ter momentos em que anseia intensamente pela liberdade de fazer coisas para si.

É particularmente sensível à imagem cuidando do seu aspeto para agradar às pessoas com quem se relaciona.

É muito ativo, andando quase sempre atarefado com assuntos que têm a ver mais a ver com outras pessoas do que com ele próprio. Vive com a convicção de que é a pessoa mais capacitada para suprir as necessidades dos seus eleitos, o que acaba por ser uma preocupação e trabalho sem fim...

Motivação:

O Tipo 2 é altamente motivado pelo relacionamento. Acredita que a sua dedicação aos outros os torna mais felizes e por isso ser-lhe-ão gratos. A motivação para o relacionamento aumenta com a emoção de estar com o outro, compreendê-lo e descobri-lo.

Consequentemente as decisões são tomadas com base nos factos e nas emoções, mais do que com base na racionalidade e lógica. A qualidade das emoções variam conforme o tipo de pessoas com que se relaciona, pois da sua simpatia, gratidão e reconhecimento depende, em grande parte a autoestima do Tipo 2 e a forma como se sente.

O relacionamento permite perceber o que as pessoas gostam ou não, permitindo-lhe dar apoio, ajuda e encorajamento de forma espontânea. A motivação em agir desta forma assenta no facto, ainda que impercetível, de que ao dar aos outros o que eles precisam e gostam, em troca farão o mesmo ao Tipo 2, sem que seja necessário pedir.

O Tipo 2 consegue, eventualmente, ter a noção desta motivação pela negativa, ou seja, quando precisa e essas pessoas afinal, não lhe oferecem ajuda e apoio espontaneamente. Isto pode acontecer simplesmente porque, por regra, as outras pessoas não têm uma capacidade tão apurada como ele de sentir quando alguém necessita de algo.

Capacidades naturais:

A sua natural capacidade de conexão promove relacionamentos humanamente ricos. Consegue captar facilmente o potencial das pessoas e generosamente empenha-se em proporcionar os meios necessários para que elas desenvolvam e ponham em prática esse potencial. Sente-se feliz com o sucesso que os outros alcançam com a sua motivação e ajuda.

Com o seu envolvimento e atenção às pessoas está sempre a par do que se passa com elas, no ambiente que o rodeia e a informação que recolhe dá-lhe a vantagem de chamar a atenção e impressionar o interlocutor desenvolvendo temas que são do seu interesse.

O Tipo 2 parece funcionar como um radar sintonizado para captar o que outros necessitam e por vezes até consegue antecipar o aparecimento dessas necessidades preparando-se para entrar em ação providenciando rapidamente o que vai fazer falta. É um trabalhador incansável que facilmente dá ainda mais um pouco de si para ajudar alguém, ou a concretizar um projeto mesmo que não seja seu.

Desafios:

Para uma personalidade que encontra o sentido da vida em ajudar e ser útil aos outros e faz depender disso o seu bem-estar, um grande desafio é estar sozinho, satisfazer as suas próprias vontades e necessidades, sem sentir que está a ser egoísta.

Perceber que o seu próprio valor não está apenas no reconhecimento e gratidão que recebe das pessoas a quem se dedica é outro passo importante para afirmar a sua individualidade desfrutando da liberdade de viver a vida a seu belo prazer.

Até porque a capacidade de se moldar para ser e dar exatamente o que outro precisa pode tornar-se cansativo e confuso, porque viver tantos "personagens" diferentes facilita o relacionamento mas vai dissipando a noção do seu verdadeiro eu.

Outro grande desafio é controlar o seu temperamento quando sente ingratidão ou falta de reconhecimento pela sua dedicação, o que para si é sinónimo de rejeição e desrespeito. Tal atitude causa grande irritação, fúria e uma necessidade de cobrança relativamente ao que fez pelos outros que precisa aprender a controlar.

Difícil é, também pedir ajuda para si próprio, é como se isso pusesse em causa a sua capacidade de saber como ajudar os outros encontrando sempre soluções

O que mais deseja:

Um dos maiores desejos do Tipo 2 é sentir que o esforço em ajudar os outros faz a diferença, pois sem a sua intervenção dificilmente teriam conseguido atingir bons resultados.

Por outro lado, considera que o seu talento em fazer os outros sentirem-se bem é uma condição indispensável para que as pessoas gostem de si. Deseja muito ser adorado pelos colegas, amigos e familiares.

É importante ser o favorito do chefe, a pessoa de confiança que resolve as questões complicadas dos outros. Apresenta um talento inato para ser o confidente dos colegas, amigos e da família. Facilmente dá por si a conquistar os outros, encontrando uma motivação extra quando à partida lhe parecem distantes, frios e indiferentes à sua presença.

Deseja que a sua eficácia, competência e entrega sejam reconhecidas e valorizadas emocionalmente com palavras e gestos calorosos de apreço e gratidão.

Gosta que as pessoas se interessem por si e tenham em conta os seus gostos, vontade e necessidades, sem que ele os tenha que referir.

Como aumentar a eficácia da personalidade:

O Tipo 2 identifica-se com as pessoas com quem se relaciona acabando por desenvolver uma grande sensibilidade à forma como elas reagem a si e o tratam. Por isso a sua eficácia aumenta quando há recetividade e acolhimento à sua aproximação e contacto.

Falar de coração aberto e permitir que tenha acesso a alguma informação pessoal é muito motivante para o Tipo 2 que interpreta esta atitude como uma prova de confiança e aceitação por parte da outra pessoa.

Retribuir a sua simpatia, dedicação e cuidado é algo que ele deseja secretamente, dando-lhe um sentimento de plenitude e alegria por sentir que gostam de si. Com estas emoções tão positivas, aumenta a motivação para fazer mais e melhor pelos outros.

Respeitar e incentivar o Tipo 2 a expressar as suas opiniões, necessidades e desejos, é muito importante principalmente quando elas vão contra as preferências dos outros. Esta atitude ajuda-o a afirmar a sua individualidade e independência por pensar mais em si próprio. Respeitar o seu espaço e tempo deixando-o sozinho, sem pedir nada, sem interrupções, telefonemas, ou visitas, pode ser uma oportunidade para o Tipo 2 entrar em contacto consigo, explorando os seus sentimentos, refletir sobre as suas experiências e planear atividades que lhe tragam prazer. Este é um exercício muito importante para as pessoas do Tipo 2 que têm dificuldade em afirmar a sua vontade sem considerar primeiro a dos outros.

Como influência:

O Tipo 2 influência diretamente pela forma calorosa com que se relaciona fazendo as pessoas sentirem-se naturalmente confortáveis e valorizadas.

A sua predisposição para ajudar os colegas e amigos ou responder a súbitas necessidades dos superiores hierárquicos fazem com que se empenhe nessas tarefas colocando-as à frente do seu trabalho, tendo depois que compensar com horas extra.

Este facto aliado à sua constante preocupação para que não faltem os recursos necessários aos seus eleitos, são os principais motivos pelos quais frequentemente se encontra o Tipo 2 sobrecarregado de trabalho.

A sua personalidade viva, alegre e compreensiva traz leveza ao ambiente. Identifica-se com as pessoas e mesmo que algo possa não correr tão bem como o desejado promove uma segunda oportunidade em nome do bem coletivo. Muitas vezes é o Tipo 2 que mostra às pessoas com quem se relaciona a forma de se tornarem mais humanas.

Helena Portugal

Se gostou, partilhe. Obrigada!

Helena  Portugal
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora