O Símbolo do Eneagrama

Eneagrama é uma palavra de origem Grega, em que "Ennea" significa 9 e "Grammo" quer dizer pontos, portanto "Nove Pontos"
O Eneagrama psicológico é um conhecimento que começa por mapear a personalidade em 9 tipos ensinando os movimentos e dinâmicas de cada tipo individualmente e na sua relação com os outros. Este é um processo com movimentos e caminhos que ajudam a equilibrar a personalidade na sua vertente psicológica e espiritual para quem optar por um conhecimento mais completo e profundo de si.
O Eneagrama é representado por um símbolo composto por 3 figuras geométricas: círculo, (esfera) triângulo, (pirâmide) e héxade. A origem destas figuras geométricas deve-se, provavelmente a Pitágoras, como é explicado no artigo "História do Eneagrama".
O círculo representa a Lei do Um.
Simboliza a continuidade, o infinito. É a primeira limitação do absoluto simboliza a eternidade e recorrência cíclica num movimento de perpétuo retorno onde a cada fim corresponde um novo começo. Este movimento sucessivo no fluir do tempo simboliza, portanto o processo principal que ocorre de forma cronológica, sequencial e involuntária.
O Triângulo representa a Lei do Três
O Triângulo simboliza a Lei da Criação, pois é a estrutura de todas as coisas e fenómenos. Para que algo aconteça é necessário a intervenção de 3 forças: ativa, passiva e neutra. Assim, dentro do Eneagrama o triângulo simboliza a ação do próprio Absoluto na realidade uma vez que é parte da natureza intrínseca do Raio da Criação.
O Triângulo toca no círculo nos pontos 3,6 e 9. Os pontos 3 e 6 são aberturas suscetíveis de serem preenchidas com outros processos vindos de fora para completar o processo principal.
O ponto 9 é único pois representa o começo e o fim do círculo e é também o centro do triângulo que forma o todo. É a fonte do propósito daquilo que se quer realizar.
A héxade representa a Lei do Sete
Simboliza os processos organizados pelos quais passamos, é a representação do desenvolvimento das coisas significando que nada termina como começa. Tudo muda na natureza.
A Lei do Sete está ligada às leis da manifestação que regem todos os fenómenos criados, da mesma forma que a Lei do Três está ligado à Criação. Este caminho interno do Eneagrama formado pela dizima 1, 4, 2, 8, 5, 7 indica a direção e o fluxo de influências dentro da própria estrutura. É, por isso, o processo inteligente que podemos aceder no trabalho com o Eneagrama para estruturar e compreender o desenvolvimento dos processos.
