O que é a paixão no tipo de personalidade?

A paixão é o sentimento dominante da consciência da pessoa enquanto está na personalidade ou estrutura do ego.
Tal como a paixão é usada para descrever o sofrimento de Jesus durante a crucificação, enquanto não conscientemente escolhido, a paixão é como se fosse o nosso sofrimento.
As paixões são compulsivas, submetemo-nos a elas como agentes passivos e não conseguimos nos desidentificar com a nossa paixão. Portanto enquanto estivermos identificados com a personalidade a paixão opera.
A paixão é mais do que uma emoção. Uma emoção é como a água que jorra da fonte, a paixão é como uma torrente que afunda cada vez mais o seu leito. A paixão é como uma bebedeira que adormece, é como uma doença que resulta de uma constituição defeituosa ou um veneno.
Quando estamos sob o efeito da paixão não somos nós próprios, uma vez que ela nos domina, ficamos expostos a forças externas ao que somos.
Agimos com um sentido de identidade errada, acreditando que somos entidades separadas do todo. O sentido de quem somos é baseado na crença que primeiramente somos os nossos corpos e que essa é a nossa natureza fundamental. Acreditamos que somos desprovidos de qualquer outra dimensão mais profunda do que a física - que experimentamos através de lentes distorcidas. Esta é a crença geral e principal da condição humana. É a crença fundamental da personalidade, independentemente do eneatipo.
Noutras palavras, experimentamos uma sensação de deficiência, que podemos atribuir a várias causas ou falhas no carater, mas que são parte do território do ego.
É basicamente pela identificação da paixão que encontramos o nosso enaetipo. Assim, cada eneatipo tem uma paixão que opera de forma mais ativa nele no que os outros tipos de personalidade.
As paixões dos tipos e personalidade:
- 9 - Indolência
- 1 - Ira
- 2 - Orgulho
- 3 - Vaidade
- 4 - Inveja
- 5 - Avareza
- 6 - Medo
- 7 - Gula
- 8 - Luxúria
Helena Portugal
Se gostou deste artigo partilhe. Obrigada!