O estilo de comunicação do Tipo 8 do Eneagrama

09-10-2019


O Tipo 8 quando comunica expande-se fisicamente fazendo gestos largos e projeta uma voz forte ocupando todo o espaço envolvente. É possível que perante tanta intensidade algumas pessoas sintam que lhes falta espaço para se manifestarem. No entanto, se abordarem o Tipo 8 fora dos momentos em que a sua energia está ao rubro, encontrarão alguém disponível e acessível para dialogar num tom mais moderado.


Desafiador e confrontador tende a aumentar a intensidade das palavras e da voz até obter respostas concretas e claras. O seu estilo forte, imponente e ousado tem o objetivo de construir diálogos francos, abertos e positivos.

Quando irritado ou contrariado expressa a sua raiva agressivamente no discurso gritando palavras que podem muitas vezes ser duras.

Como não tem a noção do impacto que causa pode ficar surpreendido quando as pessoas se sentem magoadas consigo. No seu entender é difícil lidar com pessoas sensíveis a quem não se pode dizer nada. Na verdade, o Tipo 8 tem dificuldade em lidar com pessoas que mostram fraqueza, pois não serão aliados de confiança para estar ao seu lado quando for preciso enfrentar algum desafio.

As conversas facilmente se transformam em debates de ideias que o Tipo 8 vai contrapor testando até ao limite a convicção, argumentos e factos da parte contrária.

Se da outra parte existir a mesma destreza mental que o Tipo 8 tem, então poder-se-à assistir a um interessante duelo de opiniões. Comunica a maior parte das vezes por impulso, não planeou nem pensou no que vai dizer, simplesmente começa a falar e ao mesmo tempo vai organizando as ideias que constroem o discurso rápido e fluente.

A comunicação é um meio privilegiado para o Tipo 8 dominar o ambiente. Num campo onde tem uma vantagem natural pelo seu gosto em se expor e facilidade de argumentação consegue impor as suas ideias encontrando argumentos para as defender e argumentos para invalidar e afastar opiniões de outras pessoas.

No entanto, também é capaz, de reconhecer valor a quem conseguir sobrepor-se com argumentos mais válidos que os seus, aceita a ideia do outro e a sua consideração por essa pessoa eleva-se.

O verdadeiro gozo da comunicação está no desafio e na disputa de ideias com os outros.

Na comunicação procura incisivamente saber qual é a verdade do outro, muitas vezes confrontando-o no seu estilo exageradamente dominante, firme e determinado.

O que diz, reflete o que pensa e sente por isso é coerente, consistente e verdadeiro no seu discurso.

Dicas para falar com o Tipo 8

Independentemente da forma como o Tipo 8 se manifeste é necessário que haja uma resposta dada na altura ou um pouco depois. Questões sem resposta significam uma quebra de confiança no outro. Se a resposta não for vital não insistirá em ouvi-la, apenas perde a consideração pelo outro que o ignorou.

Se o diálogo for muito rápido com interrupções ao discurso do Tipo 8 isso é perfeitamente aceitável, pois imprime mais dinamismo na conversa não perdendo o foco no assunto em questão.

Falar com objetividade, sem detalhes acessórios, não esconder informação aumenta o interesse com que o Tipo 8 ouvirá a mensagem. O interlocutor deve comunicar com boa-fé, verdade, sustentabilidade e coerência caso contrário será alvo de confronto pelo Tipo 8 até evidenciar de forma inequívoca essas características.

Facilita a comunicação mostrar disponibilidade para o ouvir quando lhe surge o impulso de expor as ideias que lhe surgem num ápice, alimentando a sua iniciativa quase incontrolável de comunicar. Quanto tem algo a dizer, encontra maneira de remover os obstáculos à comunicação nem que seja pela força com que se expressa.

Se a sua forma de comunicar se tornar agressiva, basta manter o diálogo num tom firme e moderado para que o Tipo 8 entre no mesmo registo moderando a intensidade do seu discurso. Trata-se apenas de uma necessidade de se mostrar forte e poderoso para manter o respeito.  Não se deixe intimidar por esta energia e apresente os seus pontos de vista com objectividade e se precisar de ajuda não hesite em pedir. Se o tipo 8 considerar que é merecedor fará o que estiver ao seu alcance para ajudar. 

Lembre-se que independentemente do grau de agressividade que possa sentir no discurso do Tipo 8, depois de ter dito o que tem para dizer a questão ficou encerrada e não guarda  ressentimento. 

Helena Portugal

Helena  Portugal
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora