O caminho do 8 para o 5!

Quando o Tipo 8 se movimento para o 5 entra em contacto com características necessárias para o desenvolvimento e expansão da personalidade.
Quando o Tipo 8 acesa o ponto 5 do Eneagrama aprende o balanço equilibrado entre o momento de se retirar e de avançar, refreia o instinto e através da ponderação consegue pensar e agir de forma a comandar o seus recursos interiores com mais moderação, não mostrando uma força excessiva.
O Tipo 8 acesa o ponto 5 mais facilmente quando se sente ameaçado ou quando tem que lidar com condições adversas. É um ponto de proteção, onde ele se retira para um sitio seguro, um lugar distante de segurança onde pode reorganizar-se. Esta experiência de ir ao ponto 5, quando feita de forma consciente e gerida com significado pode ajudar o 8 a desenvolver a capacidade de análise e diminuir a confiança excessiva, força, agressão e ação precipitada para conseguir o que precisa. Por isso, compreende-se que este movimento possa representar uma resposta extrema a uma experiência de stress, por ser a forma de "retirada" para a qual o 8 é levado quando a sua dependência normal do poder e ação falham.
O Tipo 8 mais consciente estará preparado para usar as ferramentas saudáveis do 5: análise crítica, economia no uso da energia e recursos para sua auto proteção e expressão, observar, pensamento objetivo, cautela com os seus limites e fronteiras, o que vem equilibrar a tendência do Tipo 8 para a impulsividade, excesso e intimidação.
Por outro lado a forma como o Tipo 5 automaticamente prioriza a sua própria segurança, mantendo uma distância segura do perigo, pode ajudar o Tipo 8 a desenvolver a habilidade de tomar conta da sua criança interior de uma forma mais consciente.
Helena Portugal