O Tipo 9 do Eneagrama e a harmonia exterior

04-10-2019

O Tipo 9 procura sentir a conexão com as pessoas de tal forma que os interesses e vontades dos outros tendem a tornar-se vitais para si, também.


Interessa-se por ouvir as opiniões dos outros, pois só é possível harmonizar interesses e obter consenso tendo em conta o que todos querem e pensam. Neste exercício de consenso, mantém a neutralidade e dificilmente expressa a sua própria opinião ou vontade. Tem uma apostura calma e afável.

Tomar decisões nem sempre é fácil e se forem controversas ou puserem em causa a harmonia pode haver tendência para as adiar. Quando há objetivos traçados que o motivam torna-se extremamente enérgico e assertivo. Deixa-se ir facilmente por aquilo que os outros querem, é muito recetivo e flexível.

Fala pausadamente com detalhes pormenorizados e tendencialmente não separa o que é essencial daquilo que não tem importância, acabando por contar longas histórias sobre os assuntos. Esta tendência aumenta se a história for um rodeio ou metáfora para mostrar a sua discordância, pois nessa situação há que justificar com muitos argumentos a sua posição para não quebrar a harmonia.

Quando o Tipo 9 está muito motivado e entusiasmo com algo, a sua postura calma e lenta torna-se rápida e é capaz de mudanças e concretizações surpreendentes. As decisões tomadas em paz e com entusiasmo são executadas impulsivamente, com força e energia suficientes para manter firme a sua posição perante ideias ou argumentos em contrário. Quando o Tipo 9 entra na ação certa, ou seja, quando faz aquilo que tem que ser feito conectado com ele próprio e alinha a vontade com propósito ninguém o detém!

É sempre bom ter alguém do Tipo 9 por perto quando surge um conflito, pois a sua natural habilidade para mediar os conflitos é quase sempre bem-sucedida e a paz e o entendimento restabelecidos. Motiva-se com metas concretas e consensuais, pois assim é mais fácil envolver todos nos projetos ou ideias.

Capacidades naturais:

É fácil lidar com o Tipo 9, pois o que ele mais quer é contribuir para que todos se sintam bem e percebam que os interesses e vontades alheias são tidos em conta. É muito prestável e tendencialmente coloca as prioridades dos outros à frente das suas, e por vezes acontece acabar por se esquecer delas, deixando-as por fazer ou por terminar. Com tantas solicitações exteriores o Tipo 9 pode distrair-se daquilo que é realmente importante.

Aceita as pessoas como elas são compreendendo as diferenças que as caracterizam e tendencialmente não faz julgamentos críticos. Muitas vezes, até, acaba por dar respostas que, podem não ser exatamente o que pensa, mas são o que o outro quer ouvir.

Adapta-se bem a diferentes ambientes internalizando o clima, as frustrações e alegrias dos que estão à sua volta. Mantém relacionamentos duradouros e estáveis sentindo o conforto da conexão com as pessoas que gosta.

Para evitar conflitos pode ser evasivo e indireto, embora não dizendo que discorda acaba, sempre que possível e lhe parecer a melhor opção fazer o que quer, como quer e quando quer. Desta forma, dizendo um "sim" que na verdade é "não" evita confrontos e conflitos, levando a sua vontade avante tranquilamente e sem perder a sua postura agradável. Teimosamente e pela calada pode persistir na sua atitude. É muito perspicaz na forma como descobre as potencialidades e o valor das pessoas apoiando-as a expressar e desenvolvê-las.

Desafios para crescer:

Um grande desafio para o Tipo 9 nesta questão consiste em lidar com a pressão ou controlo sobre si, pois mesmo não querendo uma determinada coisa ou situação tem dificuldade em dizê-lo. A frontalidade é algo penoso que gera insegurança se comprometer a harmonia.

Pela mesma razão muitas vezes é difícil formar uma opinião pessoal deixando, quase sempre a sua agenda na prateleira ao esquecer-se de si próprio e ficar absorvido pelos pensamentos e afazeres dos outros.

O desafio reside no facto de perceber que, também faz parte da harmonia expressar a sua vontade assertivamente, caso contrário pode acabar por diminuir a sua influência sobre os outros, pondo em causa a sua credibilidade. Assim, o Tipo 9 beneficiará os seus relacionamentos com disciplina para dosear o grau de consensualidade de modo a respeitar, também, as suas ideias.

Perceber que a sua constante atitude de evitar o conflito, que muitas vezes passa pela anulação e esquecimento se si próprio, nem sempre faz sentido, pois muitas vezes é do conflito que surge o alivio de emoções e a clarificação de posições que resultam numa maior conexão entre as pessoas, e não na sua separação.

A objetividade poderá ser outro desafio importante para o Tipo 9 evitando que as pessoas se dispersem ou percam o interesse com demasiados pormenores que alongam o seu discurso.

Boas influências:

O Tipo 9 promove a estabilidade, autonomia e respeita o ritmo próprio de execução de cada um, inspirando-os com o seu ar descontraído. Alegra-se e aplaude orgulhosamente o sucesso dos outros fundindo-se com esse estado de realização e superação.

Assume riscos com cautela e perante situações novas apela à ponderação e cooperação. Incentiva a união ente todos apelando para a tolerância e lembra que se cada um ceder um pouco é mais fácil o entendimento o bom relacionamento.

Por outro lado a calma que normalmente mostra, é um convite a reduzir o ritmo acelerado em que muitas pessoas vivem, assim como para aprender a saborear o momento presente, sentindo prazer em pequenas coisas, afazeres ou na companhia dos outros.

Viver sem pressa dá tempo para descobrir as coisas e ser despertado pelos estímulos exteriores que captam a atenção e fazem sentir bem. 

Helena Portugal

Se gostou, partilhe. Obrigada!

Helena  Portugal
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora