Manter a intimidade com uma mulher tipo 5 do Eneagrama

O mundo interior do Tipo 5 é protegido no silêncio, então por vezes pode tornar-se um desafio para o parceiro saber como manter a proximidade ou "levar a melhor".
Se num relacionamento íntimo o parceiro sente que o Tipo 5 se distancia e há o desejo de estar mais perto dele ou dela, então a melhor abordagem é manifestar esse sentimento diretamente. Pode dizer-lhe, por exemplo, " Quando acabares o que estás a fazer vem para ao pé de mim..." E o Tipo 5 irá. O Tipo 5 quer sentir a proximidade e intimidade, só que por vezes acaba por se envolver tanto nas "suas coisas" que perde a noção do tempo que se dedica a elas.
O Tipo 5 deseja a proximidade e intimidade, mas por vezes não sabe bem o que fazer para que isso aconteça, então acaba por ser mais fácil manter-se no seu mundo.
Quanto mais calmo e seguro for o ambiente no relacionamento mais o Tipo 5 se sentirá tentado a procurar o conforto do calor da aproximação e da intimidade.
Ainda assim, na fragilidade deste equilíbrio entre desenvolver a habilidade de cultivar mais a intimidade e a tendência para o distanciamento há momentos em que é importante o outro vir "buscar" o Tipo 5 para a vida a dois.
Se gosta de algo no Tipo 5 diga! Elogie a roupa o cabelo, o perfume... É uma surpresa boa para o Tipo 5 constatar que o seu amor o vê e aprecia. É um excelente incentivo para se tornar mais engajado com a vida e o relacionamento amoroso.
Colo, abraços, caricias em silêncio, partilha de ideias, projetos, sonhos e humor são excelentes revitalizadores da intimidade para esta personalidade.
Quando houver um desentendimento ou ideias contrárias e o Tipo 5 se desconectar, não o deixe ir para longe. Esta desconexão é o congelar de emoções na tentativa de não sentir nada, mas na verdade a desconexão é fria, dura e dói-lhe.
Abrace e fale com carinho. Se as ideias ou vontades não convergirem, a melhor forma de desarmar o Tipo 5 é dizer o que tal "coisa " significa para si, o prazer ou alegria que isso lhe trará. Mais do que os argumentos racionais e lógicos, o Tipo 5 amolece quando se toca na emoção. Há uma espécie de vulnerabilidade que quebra alguma "parede" que possa ter sido erguida quando está em causa a preservação, respeito e proteção daquilo que é importante para o seu par e o faz feliz.
Se considerar que o Tipo 5 fala pouco ou se mantém demasiado fechado, em certos momentos do relacionamento, faça perguntas e peça-lhe para desenvolver as respostas. E se quiser ir mais longe e entrar no seu mundo, pergunte-lhe - "O que estás a pensar?"
Helena Portugal