Líder Tipo 6 do Eneagrama - Confiança e lealdade

Na liderança o Tipo 6 procura transmitir uma imagem de poder, mesmo nos momentos em que sinta que não o tem. Considera que é importante para a equipa que lidera ser visto como poderoso.
O poder dá controlo o que juntamente com uma intuição apurada e sintonizada para captar perigos, permite apanhar facilmente as pessoas em falso. Com esta atitude procura manter um ambiente seguro na equipa.
Procura ter recursos de que se possa socorrer sem estar dependente dos outros, pois de um momento para o outro eles podem falhar no cumprimento das funções ou na sua lealdade
Aparentemente dá uma certa autonomia à sua equipa ao mesmo tempo que vai observando o desempenho, a ética e o cumprimento das regras, como se criasse um ficheiro da sua performance, pois se um dia tiver que confrontar alguém precisa de ter supremacia sobre ela sabendo indicar claramente as suas falhas.
Quando alguém na equipa não está em sintonia consigo cria defesas, deixa de confiar e prepara-se para os aborrecimentos que certamente essa pessoa irá provocar. Pois é importante antever os momentos de possível conflito para se precaver, tendo a resposta pronta para altura certa.
Promove a participação de todos no trabalho da equipa, mesmo daqueles que não demonstrem tantas capacidades quanto seria desejável, acompanhando-os mais de perto para ajudar o seu progresso. No entanto, quando algum membro da equipa não consegue estar à altura do que é esperado, o Tipo 6 fará com que ele perceba que não é uma mais-valia, mostrando-lhe onde e quando algo não corre bem e vai retirando- lhe responsabilidades, para evitar rupturas no relacionamento profissional.
A ação de liderar, principalmente em momentos mais desafiadores trazem um pico extra de adrenalina onde não há espaço para a hesitação e esta rapidez na ação faz o Tipo 6 sentir-se mais vivo. Com a sua clareza mental e perspicácia para antever problemas está apto a dar conselhos úteis à equipa.
Lidera com a consciência que deve haver uma causa comum, um caminho definido, conectando as pessoas com os objetivos e valorização tanto da empresa como das pessoas. Com esta consciência surge um interesse por conhecer a sua equipa apurando a forma mais adequada de lhes transmitir confiança, e neste processo consegue vivenciar uma certa diplomacia que, no entanto se perde quando sente falta de respeito e indefinição por parte de alguém que íntegra a equipa.
Facilmente pede ajuda, ou intercede a favor de algum elemento da sua equipa que mereça a sua consideração, no entanto se o outro não o soube reconhecer ou for abusivo nos favores pedidos, esta atitude de boa vontade altera-se, pois há limites de devem respeitados.
De forma geral o Tipo 6 interessa-se por conhecer as pessoas e empenha-se em ajuda-las, pois um dia, também ele poderá precisar do apoio da sua equipa, já que nada pode ser dado como certo e a vida dá muitas voltas.
Embora procure ser transparente, ninguém deve pensar que conhece o Tipo 6, pois ele resguarda-se atrás de uma barreira defensiva, onde mostra uma capa de força e segurança. A sua liderança é planeada, fundamentada em fatos, experiências e conhecimentos com os quais facilmente consegue justificar as decisões.
Sente-se confortável quando envolve a equipa nas decisões e no rumo a traçar na liderança responsabilizando-os, também, pela concretização dos objetivos É direto e não deixa assuntos por esclarecer.
O Tipo 6 enquanto líder deseja que vejam nele um exemplo de confiança, iniciativa e responsabilidade. Por outro lado deseja que a sua equipa seja um núcleo forte de apoio e que estejam alinhados com o seu comando desempenhando cabalmente as suas funções. Está sempre pronto a ajudar, dar opiniões e ensinar a equipa pois é fundamental que a equipa deposite confiança nele e se assim não for, prefere deixar a liderança da equipa.
É importante que cada um tenha a noção do tempo e do espaço que ocupa pois isso ajuda a manter e proteger as fronteiras entre o seu espaço vital e as pessoas que lidera.
Está a atento a toda informação relevante do ambiente que o envolve procurando encontrar pontos de fortalecimento para a sua estratégia e detetar sinais de perigo.
O Tipo 6 não acredita nas coisas fáceis, por isso empenha-se ao máximo na sua liderança para que ele a sua equipa atinjam os resultados pretendidos. O caminho faz-se caminhando e as dificuldades estimulam, porque quando elas surgem sabe-se com o que se tem que lidar.
Tem um atitude colaborativa e defende a sua equipa principalmente se sentir que estão a ser alvo de uma injustiça ou vitimas de uma autoridade prepotente ou pouco confiável. Embora por vezes possa parecer agressivo e reativo, esta é apenas uma consequência de desconfiança ou suspeita sobre alguém ou alguma situação.
Tudo se resolve quando se "abre o jogo com honestidade" recuperando-se as relações laborais cumprindo o papel de cada um. Os seus colaboradores sentem-se seguros sobre a sua liderança, pois sabem que ele dá a cara e assume as responsabilidades e consequências das decisões tomadas.
Helena Portugal