Um líder discreto e atento

O Tipo 5 assume uma liderança discreta, porém atenta ao desempenho de cada elemento da sua equipa.
Depois de ter o plano concluído é fácil delegar funções e dotar os colaboradores da autonomia necessária para cumprir a sua função dentro da organização.
Respeita o espaço e tempo dos seus colaboradores para não perturbar o seu desempenho. No entanto, quando alguém não cumpre com o que é esperado por negligência ou falta de competência a sua postura torna-se rígida e o discurso seco, crítico e implacável. Não é admissível que tal aconteça e a partir daí essa pessoa fica sob observação constante.
Foca-se mais nas ideias, planos e projetos do que nos relacionamentos e nas questões pessoais. Mantém uma postura profissional e com algum formalismo nos seus contactos empresariais.
Quanto mais conhecimento tiver sobre o que se passa à sua volta mais confiante se sente, o que facilita a tomada de decisões e consequentemente a entrada em ação. Em tempos mais conturbados consegue manter uma liderança firme encontrando na mente o suporte das suas ideias bem estruturadas e o foco como guia para adequar a sua estratégia de liderança.
A capacidade do Tipo 5 não se deixar levar por emoções é base de uma liderança objetiva e focado nos processos que levam à concretização do plano. O que tem que ser feito faz-se privilegiando a lógica e a eficácia.
É fácil encontrar ideias adequadas a novas situações, basta procurar na sua lista mental entre as muitas ideias que por lá estão sempre a nascer.
É, também, na mente que encontra os recursos necessários para fazer face às situações de crise mantendo o auto controle, a calma e uma equipa objetivamente orientada de acordo com o que se revelar necessário fazer em cada momento.
É altamente persistente e comprometido com a sua palavra e embora, por vezes se mantenha numa posição de retaguarda está atento ao que se passa na empresa e com a sua equipa intervindo sempre que for necessário.
Apesar de poder parecer distante e inacessível move todos os esforços possíveis para o sucesso individual e coletivo da sua equipa.
Analisa facilmente o seu próprio desempenho e recebe bem críticas e opiniões que convidem à ponderação e à melhoria de si próprio, pois o que o Tipo 5 mais deseja é ser um líder competente.
Ser competente significa ter uma equipa organizada que cumpra as suas funções com autonomia, cumpridora de prazos e disponível para abraçar as necessidades que possam surgir a qualquer momento na empresa.
O ideal seria que mesmo na sua ausência, ou sem a sua intervenção num período de tempo, a equipa continuasse a funcionar com a mesma competência com que o faz na sua presença e sob a sua supervisão. Deseja ser facilmente compreendido pela equipa e de preferência que exista um grau de sintonia tal que lhes permita antecipar procedimentos, respostas ou conclusões.
Espera que a equipa confie em si, e para isso faz questão de honrar pontualmente todos os compromissos que assume com ela.
Ter uma equipa formada por pessoas bem qualificadas cujo conhecimento e experiência possam ser uma mais-valia para a sua liderança é a cereja no topo do bolo!
A liderança do Tipo 5 por ser fundamentada em conhecimento, informação e factos imprime um elevado grau de certeza e confiança na equipa.
A lógica e objetividade com que lidera oferece à equipa um suporte de ideias, práticas e processos úteis, deixando de fora o que é acessório e irrelevante. Desta forma a equipa torna-se muito prática e funcional fazendo o que é realmente importante ser feito.
A autonomia conferida à equipa permite, sempre que possível, que as pessoas executem as tarefas da forma que seja mais confortável para elas. O importante é que o objetivo proposto seja cumprido eficazmente.
Na liderança aprecia debates de ideias com a sua equipa sobre as estratégias a seguir, pois considera que é mais fácil atingir os resultados quando todos se sentem alinhados com o processo. Outras ideias e perspetivas ajudam a adquirir mais e melhor domínio de cada passo, dividindo, também a responsabilidade no desempenho e nos resultados da equipa.
Helena Portugal