Intuição explicada pelos Tipos 6 do Eneagrama

12-11-2019

O Tipo 6 sente o mundo com um lugar pouco seguro, onde os perigos são iminentes e quando menos se espera alguém pode trair, magoar ou desiludir.


Para lidar com esta sensação de desconfiança provocada pela energia de medo que o move vai desenvolver uma capacidade extremamente apurada de detectar situações de perigo para se precaver. Associado a este mecanismo, vai desenvolver uma intuição extremamente refinada e apurada que permanece à flor da pele. Ele sabe, no seu intimo quando alguém mente, o vai prejudicar ou está a enganar e tem o dom de prever os acontecimentos de uma forma profética.

Todos os Tipos 6 com quem falei referem que a intuição é muito forte e pude apurar que a seguem, mas às vezes sem a consciência objetiva de estarem a segui-la, deixando-a assumir o comando da vida, outras acreditando intermitentemente nela, como um pisca pisca, porque sentem o impulso para a seguir ao mesmo que uma parte de si dúvida da intuição que está a seguir.

 Eis alguns relatos que resumem a forma como os Tipos 6 explicaram sua vida a intuitiva:

"Tenho dias em que parece que oiço o que estão a pensar! Diria que geralmente até sigo a minha intuição, mas duvido muito dela. Como é uma sensação tão forte e pouco científica não confio a 100%. Mas como tenho tido muitos exemplos de que funciona bem estou cada vez mais conectada com essa parte. E confiante :)"

"As minhas intuições tem muito a ver com as situações. Coisas do estilo: o que as pessoas vão dizer a seguir e como é que se vai desencadear determinada situação. Acontece-me imenso estar numa sala cheia de gente e se no outro lado da sala alguém começa a chorar ou algo parecido, interrompo o meu discurso porque sinto qualquer coisa. E depois, claro quando me estão a mentir ou ocultar alguma situação. Esta última é 100% 😃"

"Sinto brutalmente os ambientes e o que pode vir a acontecer no futuro, se é que posso dizer assim... Percebo muito quando alguém está apaixonado e ainda não admitiu, quando as pessoas nutrem sentimentos umas pelas outras. Da mesma forma que percebo o contrário, principalmente quando há intenções negativas".

"Não sei se são cenários a decorrer dentro de mim ou se se é a tendência para criar obstáculos entre mim e os outros. Há uma altura em que sinto que algo não está bem e normalmente fico por perto, mais vale tê-los por perto para ver o que acontece."

"Não sei se a minha intuição me engana ou não, mas a maioria das vezes,  acabo por me afastar por isso até hoje nunca percebi se tenho razão ou não, porque como é uma coisa individual às vezes acho que estou presa aos meus cenários e que ninguém me acompanha, não sei se é intuição ou razão."

"Não sinto insegurança de momento comigo. Ando numa fase que sinto confiança em mim mas confesso que detesto a palavra intuição. É para mim algo abstrato e é pouco claro o que é. No entanto, sei que tenho uma boa intuição em relação às pessoas e tenho um "feeling" das pessoas e da sua energia com muita facilidade. Sinto mesmo no corpo, calma, aceleração, desconforto e um entendimento da pessoa rapidamente. Já em relação às situações o "tico e teco" começam a funcionar e sei que o "feeling" ou intuição desaparece e dá lugar a um calculo estratégico."

"A intuição do tipo 6 é muito forte, e com treino, acabamos por desenvolver a capacidade de a ouvir e confiar nela. As respostas dessa intuição são algo que temos que aprender a sentir no corpo e não a dissecar com a mente. Quando se aprende, a resposta é rapidíssima e a sensação no corpo inegável. Como por vezes, a mente ainda não tem a informação necessária para "enquadrar" aquilo que a intuição lhe diz, caímos na armadilha do Tipo 6: a desconfiança. E ai, podemos mesmo perder totalmente o contacto com a nossa maravilhosa intuição."

Helena Portugal

Helena  Portugal
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora