Integração do Tipo 6 do Eneagrama na empresa

O Tipo 6 ao chegar de novo à empresa sente ansiedade por questionar se estará ou não à altura de responder ao que é esperado de si. Prepara-se com antecipação para este momento, antevendo o que vai dizer e o que vai acontecer. A tensão vai diminuindo à medida que as pessoas vão falando consigo sobre a empresa e o trabalho que deverá desempenhar.
Motivação:
Uma das motivações para o Tipo 6 se integrar numa equipa é a companhia de colegas que o poderão ajudar na fase delicada da sua integração. Motiva-se por sentir que será útil à empresa e que juntamente com os colegas contribuirá para alcançar um propósito maior.
Capacidades naturais:
O Tipo 6 ao integrar-se numa empresa respeitará as regras e costumes instituídos e se considerar que não são razoáveis, quando se sentir confiante contribuirá com a sua ideia no sentido de melhorar o processo para um melhor resultado. Tem habilidade para manter o bom ambiente compreendendo e fazendo ver o ponto de vista da outra parte aos colegas. Empenha-se em promover a esclarecer a posição de cada um na expectativa de criar um ambiente de trabalho transparente, saudável e confiável.
Desafios:
O maior desafio que o Tipo 6 enfrenta na sua integração numa nova empresa é vencer a dúvida sobre se será ou não capaz de desempenhar as tarefas que lhe sejam atribuídas com a competência esperada. A preocupação com o que os colegas e chefias pensarão de si causa uma ansiedade que só diminui à medida que se vai sentindo acolhido, ou em que começa a mostrar que está à altura do que esperam de si.
O que mais deseja:
O Tipo 6 deseja um ambiente caloroso. Que lhe expliquem as tarefas e lhe deem tempo e espaço para as conseguir desempenhar. Deseja muito ser útil e estar num ambiente protegido onde sinta a proximidade de pessoas em quem possa confiar. Deseja poder crescer e evoluir dentro da empresa para não se sentir a estagnar.
Como aumentar a eficácia da personalidade:
O Tipo 6 é mais eficaz quando está integrado num grupo calmo, pois a confusão dificulta o foco nas suas tarefas. Partilhar informação e possibilitar-lhe alguma privacidade para organizar as suas ideias será muito apreciado. Necessita de sentir que confiam em si assim e ter autonomia no desempenho das funções. Os pressupostos ou acordos contratuais devem ser cumpridos a partir do primeiro dia para testar a boa-fé da empresa e das pessoas com quem está a começar a trabalhar.
Como influência:
Ao chegar de novo a uma empresa o Tipo 6 é muito sossegado. Ouve, procura perceber como as pessoas e as coisas funcionam à sua volta. É muito cooperante e faz questão de acabar tudo o que começa. Influenciará a empresa com a sua dedicação e empenho para estar à altura do que é esperado, incentivando os outros a fazer o mesmo.
Helena Portugal