Estilo de comunicação do Tipo 5 do Eneagrama

30-11-2019

O estilo de comunicação do Tipo 5 é contido e ponderado, pois deixar as palavras saírem "da boca para fora" faz perder o controlo sobre si e sobre a situação. Então, adota a estratégia de pensar no que quer dizer, a melhor forma de o dizer e frequentemente mede o impacto que as suas palavras vão ter nos outros.


Assim, é menos provável que surjam conflitos. O conflito / discussão é algo com que o Tipo 5 não se sente confortável, não só porque requer um ritmo de resposta rápido que não permite pensar no que se vai dizer, mas também porque é um desperdício de energia, a qual por vezes lhe parece faltar. Na verdade, o Tipo 5 não desperdiça palavras, organiza o seu discurso com foco no que é essencial e expressa-se de forma direta.

A comunicação revela um pensamento planeado e estruturado resultado de um trabalho prévio de aquisição dos conhecimentos necessários para uma comunicação clara, esclarecedora e fundamentada.

Por norma fala quando pensa que tem algo importante a dizer e que será interessante para quem ouve, por isso acaba por não ser muito falador. No, entanto, O Tipo 5 com o subtipo Social diverge neste ponto, é o mais falador dos Tipos 5 porque gosta de mostrar o que sabe e debater os conhecimentos. Já os outros Tipos 5 (auto preservação e sexual), embora dentro da sua cabeça exista um mundo cheio de ideias a maioria delas permanecem lá bem guardadas não chegando a ser partilhadas.

O Tipo 5 motiva-se pela comunicação que contribui para o seu enriquecimento intelectual, profissional e pessoal. Há sempre uma expectativa, mais ou menos consciente, de que a comunicação traga algo novo para aprender ou conhecer. Assim, uma boa forma de despertar o "apetite" para a comunicação é informar previamente de forma clara o assunto em questão e o seu propósito.

Uma comunicação estruturada por temas e que refira outras fontes de informação para aprofundar o conhecimento é sempre muito bem recebida pelo Tipo 5.

Motiva-o, também, a comunicação como instrumento para esclarecer dúvidas e lhe permitam uma maior compreensão sobre a sua atividade profissional ou sobre assuntos que fazem parte do seu interesse pessoal.

A comunicação pode ser, ainda, compreendida como um fator de estabilidade, pois para o Tipo 5 o conhecimento/informação estão na base da segurança que necessita para agir e intervir.

Pode facilmente motivar-se pelo próprio fenómeno da comunicação como objeto de estudo para a compressão das pessoas e da empresa...

O empenho que coloca na realização das suas tarefas mantém-no focado e dificilmente se distrai com solicitações exteriores. Consegue, desta forma, desenvolver um estilo de comunicação coerentemente organizado em torno das ideias principais.

A sua ponderação, objetividade e lógica dão-lhe a capacidade de adequar facilmente o discurso às situações e, ou, pessoas mantendo uma comunicação estável.

Para se sentir confiante em falar sobre um tema, vai reunir toda a informação que estiver ao seu alcance, mesmo sabendo que nunca terá tempo para comunicar tanto conhecimento. A única coisa que não pode acontecer é não ter resposta para uma pergunta que possa surgir!

Quando é confrontado com alguma ideia ou opinião pode ficar calado, o que não significa que esteja de acordo, mas sim que está a pensar sobre o assunto ou a reunir factos para demonstrar a sua discordância. Raramente entra em conflito verbal e facilmente aceita que os outros tenham ideias diferentes das suas. Cada um fica com a sua ideia e tudo está bem.

Tem muita facilidade em comunicar por escrito, nomeadamente, na elaboração de relatórios, resumos, mapas e outros instrumentos que organizem dados, ideias ou números.

Para a comunicação lógica e analítica do Tipo 5 o desafio consiste em introduzir emotividade para aproximar mais a mensagem das pessoas a quem se destina. Por outro lado, a emotividade aumenta a expressividade dando mais vida o seu discurso muitas vezes "livresco". A sua natural capacidade de síntese e foco quando exagerada na comunicação verbal, pode ser interpretada pelos outros como uma atitude de distanciamento e frieza de quem quer pôr fim rapidamente ao relacionamento que a comunicação estabelece.

Como o seu tom de voz é por regra baixo, há que estar atento para contrariar a tendência de ser monocórdico, e não deixar que se desvaneça o interesse daquilo que está a comunicar. O desafio para contrariar esta tendência está em permitir-se ser mais espontâneo perante os outros.

Durante o processo da comunicação, também, é importante estar atento à tendência para se desconetar, deixando de ouvir, quando o assunto não lhe parece ser interessante. Desenvolver a capacidade de conexão e o estado de presença são questões muito pertinentes para o Tipo 5 desenvolver.

Helena Portugal

Helena  Portugal
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