9+9 a trabalhar juntos

Os Tipos 9 estão bem quando seguem o seu papel de pacificadores. Ajudam-se mutuamente sempre que necessário.
Se há problemas procuram retirar-se para evitar conflitos. A questão é saber qual dos dois vai agir primeiro? Qual deles vai determinar o que é prioritário? Qual deles vai fazer as perguntas?
A resposta pode estar nos subtipos quando são diferentes ou na ordem instintiva que vão trazer nuances diferentes à foram de interação.
Quando o tipo 9 é o chefe - O tipo 9 poderá ser um excelente chefe, capaz de criar uma atmosfera de cooperação e entendimento com os mais diversos departamentos e diferentes personalidades. Criará um clima natural, orgânico e saudável para a organização, permitindo que muito do que acontece no dia-a-dia seja de forma espontânea e criativa.
Este chefe deve reivindicar ao funcionário a sua visão dos acontecimentos, do que é prioritário e das decisões que devem ser tomadas.
Quando o tipo 9 é o subordinado - deve utilizar suas habilidades para ajudar o chefe a determinar a melhor forma de fazer o trabalho. Não deve forçar decisões, no entanto é bom ser proativo sempre que puder. Deve deixar que as coisas fluam no seu curso natural e tudo correrá bem sem ser preciso grande esforço nesta relação profissional. Pode ajudar o chefe com o planeamento das tarefas e zelar para que as mesmas sejam cumpridas no tempo programado evitando a tendência para procrastinar, à qual tanto o chefe como o subordinado tipos 9 são particularmente atraídos.
Helena Portugal
Se gostou, partilhe o artigo. Obrigada!