Do Amor Divino ao esquecimento de si

A todos os Tipos do Eneagrama corresponde uma Ideia Santa. Esta Ideia é a forma especifica de perceber a realidade quando caiem os véus subjetivos da personalidade. É a visão lúcida da realidade limpa, sem os preconceitos da personalidade. É por isso, a visão iluminada sobre a realidade do ser na sua essência.
A Ideia Santa à qual o Tipo 9 é especialmente sensível chama-se Amor Divino.
O Amor Divino é a perceção de que a realidade, quando vista sem passar pelo filtro do ego, é intrinsecamente amorosa e amável, aprazível e maravilhosa. O Amor Divino faz ver que o SER é tanto fonte de amor quanto o próprio amor e que toda a existência é uma manifestação e encarnação desse amor.
Este amor não é o sentimento de amor em si como normalmente o compreendemos nos relacionamentos, mas a perceção de que o Ser é intrinsecamente positivo e favorável porque a natureza fundamental de toda a criação é boa.
Como Almaas refere " O Amor Divino é a doçura e a suavidade do Amor, a leveza e diversão da Alegria, a preciosidade e o refinamento da Inteligência e do Brilho, a pureza e a confiança da Vontade, a vivacidade e o entusiasmo, é o aspeto da Paz é a integridade da Pérola, o calor e a realidade da Verdade plena.
Nessa experiência a mente não divide as coisas em categorias positivas ou negativas. Não há polaridades. A natureza da realidade é tal, portanto, que quanto mais ela nos toca o coração, tanto mais sentimos o coração feliz, sem dar a mínima importância aos juízos mentais de bom e mau."
A bondade intrínseca do Amor Divino está em todos os lugares e em todas as coisas que existem.
Quando o Tipo 9 perde o contacto com a Ideia Santa do Amor Divino ao afastar-se da sua essência, esquecesse que ele próprio é feito de amor e por isso é intrinsecamente amável.
Então, cria a visão distorcida de que os outros são dignos de amor mas ele não. Percebe-se fora da bondade da vida e esta crença é a base que vai fazê-lo acabar por cair no esquecimento de si.
Como lidar com o sentimento tão doloroso de insignificância e deficiência profunda? Esquecendo-se de si próprio.
Como consequência, afasta-se do seu próprio Ser, deixa de ter em consideração as coisas que são importantes para si, acabando muitas vezes, também, por se esquecer de coisas superficiais no dia-a-dia. Não se lembra do que tem para fazer e distrai-se com outras tarefas irrelevantes.
Quanto mais o Tipo 9 vive adormecido para o seu "Ser" interior, menos a vida lhe parece satisfatória, agradável ou com sentido. Quanto mais se afasta da natureza amorosa da sua essência mais perde o vinculo com a Amor Divino.
Por isso, para encontrar o equilíbrio e harmonia, o Tipo 9 precisa ir para lá das distorções da personalidade e religar-se à sua essência!
Helena Portugal