Desafios nos relacionamentos profissionais do Tipo 9 do Eneagrama

Um grande desafio nos relacionamentos profissionais para o Tipo 9 consiste em lidar com a pressão ou controlo sobre si, pois mesmo não querendo uma determinada coisa ou situação tem dificuldade em dizê-lo.
A frontalidade é algo penoso que gera insegurança se comprometer a harmonia. Pela mesma razão é difícil formar uma opinião pessoal deixando, quase sempre a sua agenda na prateleira ao esquecer-se de si próprio e ficar absorvido pelos pensamentos e afazeres dos outros.
O desafio reside no facto de perceber que, também faz parte da harmonia expressar a sua vontade assertivamente, caso contrário pode acabar por diminuir a sua influência sobre os outros, pondo em causa a sua credibilidade. Assim, o Tipo 9 beneficiará os seus relacionamentos com disciplina para dosear o grau de consensualidade de modo a respeitar, também, as suas ideias. Perceber que a sua constante atitude de evitar o conflito, que muitas vezes passa pela anulação e esquecimento se si próprio, nem sempre faz sentido, pois muitas vezes é do conflito que surge o alivio de emoções e a clarificação de posições que resultam numa maior conexão entre as pessoas, e não na sua separação. A objetividade, poderá ser outro desafio importante para o Tipo 9 evitando que as pessoas se dispersem ou percam o interesse com demasiados pormenores que alongam o seu discurso.
Outro grande desafio para o Tipo 9 é lidar com a teimosia ou resistência que podem surgir com a pressão das alterações ou mudanças. As mudanças rápidas causam pressão no Tipo 9 por interromperem a rotina mental que entretanto foi criada e essa reprogramação é muito difícil de interromper porque quando se está em ação as coisas são feitas com grande velocidade e o esforço para parar esse ritmo é brutal. Este processo tende a criar uma desilusão que pode chegar a pôr em causa todo o sistema. Depois de parar há que entrar noutro sistema, há que vencer a inercia, a vontade de ficar parado e o esforço de começar algo novo ou outros métodos, que são desconhecidos, trazem dúvida e hesitação e o resultado pode ser uma profunda vontade de abandonar o trabalho ou projeto novo. Se isso não for possível, trabalhará sem empenho e vontade, resistindo subtilmente à mudança.
Esta questão ultrapassa-se quando alguém fala sinceramente com o Tipo 9 expondo-lhe o porquê da situação, o motiva dizendo-lhe que ele é capaz, dá-lhe confiança e aponta um novo caminho. É importante que este novo caminho seja iniciado em conjunto para que o Tipo 9 sinta de novo a conexão e com ela a motivação.
Uma vez motivado o Tipo 9 é um trabalhador incansável que potencia o desempenho do grupo pelo seu exemplo de força de vontade. Ainda assim, por vezes a disciplina pode ser um ponto a equilibrar, ou porque está desmotivado e procrastina, ou porque está muito motivado e trabalha por longos períodos perdendo a noção do tempo.
Helena Portugal
Se gostou, partilhe. Obrigada!