Como se relacionam os subtipos do tipo 5 do Eneagrama

O Tipo 5 do Eneagrama é talvez das personadas menos faladores, expansivas e comunicativas. No entanto relacionar-se é uma necessidade com a qual ele tem de viver. Quais serão as diferenças neste desafio de relacionar-se para cada um dos subtipos do tipo 5?
O Tipo 5 autopresevação é aquele que acaba por sentir menos conflitos relativamente aos relacionamentos porque assume a sua vontade de estar só de forma mais continuada. Sente-se bem sozinho e a sua necessidade de interação intima e social é limitada.
Já o tipo 5 social sente um impulso para se relacionar com o grupo, porém como se relaciona mais com as ideias do que propriamente com as pessoas, quando sente que falta assunto acaba por se sentir tenso e com vontade de sair do grupo.
O tipo 5 sexual de longe a longe até pode sentir uma atração física ou mental com alguém e sente vontade de se aproximar. No entanto o movimento de aproximação é travado ao pensar _ " porque que a outra pessoa iria querer falar comigo, ou sequer olhar para mim?
E o medo de não ser acolhido faz com que o Tipo 5 justifique a sua atitude de distanciamento com a ideia de que não deve invadir o espaço do outro. A esta sensação de insignificância, junta-se o medo de pensar que interagir com essas pessoas vai lhe exigir despende tanta energia, que tem medo de não dar conta. E chega mesmo a sentir a antecipação do cansaço que sentiria com tal interação e a vontade de se relacionar é abandonada com pesar.
Helena Portugal
Se gostou partilhe. Obrigada!