Como lidera o Tipo 3 do Eneagrama

O Tipo 3 é extremamente dinâmico e empenha-se até ao limite na concretização do seu trabalho para atingir grandes resultados.
Com este espírito analisa a equipa aferindo o grau de autonomia, capacidade e perícia de cada um dos elementos que a compõe.
Intuitivamente sabe como motivar cada uma das pessoas da sua equipa a dar o melhor para a concretização dos objetivos propostos ao conseguir dizer, dar e ser aquilo que eles esperam do seu líder. Tem a capacidade natural de se transformar naquilo que o outro espera e quer, como um ator que desempenha um papel, conseguindo impressionar e motivar os seus colaboradores a fazer o que é proposto.
O controlo das tarefas da equipa no início é mais apertado. Não deixa passar muito tempo sem perguntar como está o trabalho e perceber a reação do colaborador. Se lhe parecer haver dúvidas certifica-se se a pessoa está ciente dos recursos de apoio disponíveis e se tem realmente capacidade para realizar determinado trabalho.
Se for necessário dará mais apoio ou colocará alguém indicado para ajudar o colaborador nas dificuldades. Não o abandona, pois isso comprometeria a possibilidade de não atingir os objetivos propostos e colocaria em risco o sucesso da sua liderança.
Quando a equipa é lenta ou o prazo está a chegar ao fim e o trabalho está longe da conclusão o Tipo 3 é capaz de passar por cima de procedimentos, acordos e pessoas tornam-se extremamente focado, podendo chegar à obstinação pelo cumprimento do objetivo proposto. Se sentir que alguém da sua equipa está a ser um entrave para a concretização dos seus objetivos ficará extremamente irritado.
Quando o Tipo 3 lidera sem stress trata as pessoas com consideração dando o seu melhor para um bom relacionamento e coesão da equipa.
Liderar é o ato nobre e responsável em que guia a equipa decidindo o que fazer e isso implica que se preocupe consigo e com os outros de um ponto de vista global para atingir um sucesso coletivo.
Parece estar sempre em atividade fazendo e controlando as coisas porque no seu íntimo tem a sensação que se não for ele a fazer nada será feito.
Para manter esta eficiência não há tempo nem predisposição para se focar nos detalhes, movendo-se mais confortavelmente em projetos de rápida execução. Estar em ação é uma forma de controlo, garantindo que determinada coisa vai acontecer e o resultado é medido em função do objetivo proposto.
Facilmente o Tipo 3 será um líder viciado no trabalho, já que a vida profissional acaba por ser a forma de mostrar aos outros o quanto vale, fazendo depender dessa demonstração a sua valorização como pessoa. Este é um líder que anseia pelo reconhecimento público pelo que é recomendável elogiar os seus feitos como meio de motivação e incentivo a fazer cada vez mais e melhor pela empresa.
Helena Portugal
Se gostou, partilhe. Obrigada!