Como cada Tipo do Eneagrama reage ao "Não"!
03-10-2019
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Descubra o que acontece com as pessoas de cada Tipo de personalidade quando lhes diz "Não". Sabendo as motivações que dão origem às reações de cada um, poderá em cada situação, encontrar a forma mais eficaz de dizer "Não".
Quando confrontado com um "Não" o Tipo 1:
- Tende a reagir mal porque acredita que a sua forma de pensar é que está correta. Sente uma grande irritação.
- Questiona a razão do "Não" e se não tiver uma explicação convincente, rebate a ideia contrária até levar a sua ideia avante.
- Se a pessoa recusar a explicar o porquê do "Não", a tensão aumenta chegando muitas vezes chega a sentir raiva.
- O mais difícil perante um "Não" é não entender a razão do mesmo.
- Perante um não o crítico interno do Tipo 1 torna-se anda mais rígido.
- Resolve-se um "Não" quando se consegue transformá-lo num "Sim", ou se percebe e concorda com as razões desse "Não"
Quando confrontado com um "Não" o Tipo 2:
- Sente o "Não" como um ataque pessoal, pois fica a sensação de que não gostam de si.
- Pode sentir que o "Não" é uma forma de ingratidão por parte das pessoas para quem sempre esteve disponível e ajudou.
- Um "Não" pode significar que as necessidades sentidas não serão atendidas.
- Com um "Não" pode perder-se a proximidade ou a possibilidade de ajudar os outros.
- Procura impedir que o "Não" afaste as pessoas e com alguma insistência procura revertê-lo em "Sim" para fazer o que lhe parece ser o melhor para os outros.
- É mais fácil aceitar um "Não" quando fica claro que isso nada tem a ver com o relacionamento pessoal de quem diz o "Não".
- Um "Não" resolve-se quando fica claro que, por algum motivo, é o melhor para a outra pessoa.
Quando confrontado com um "Não" o Tipo 3:
- Considera que um "Não" é apenas um obstáculo que irá ultrapassar, seja de que maneira for.
- Procura perceber o que está por detrás do "Não" para adaptar o seu discurso de forma a conseguir influenciar a opinião do outro.
- Observa a pessoa que diz o "Não" e ouve-o, recolhe a informação necessária para negociar com ela.
- Um "Não" pode ser uma oportunidade de negociação para conseguir atingir os objetivos.
- O mais difícil perante um "Não" é ter de abandonar um objetivo.
- Um "Não" faz perder tempo e atrasa a realização das metas.
- Um "Não" resolve-se quase sempre pela negociação.
Quando confrontado com um "Não" o Tipo 4:
- Sente uma rejeição por parte do outro.
- Perante um "Não" sente uma grande tristeza, mágoa e conforme a importância da situação pode ficar melancólico.
- Um "Não" pode não magoar tanto se mostrarem que têm consideração pelo Tipo 4.
- Um "Não" desencadeia frequentemente o mecanismo da comparação com os outros na qual, o Tipo 4, acaba por se sentir inferior.
- Um "Não" pode tirar a esperança de ser visto como alguém único e especial aos olhos da outra pessoa.
- Perante um "Não" a situação pode ser ultrapassada quando se conseguir sentir superior ao outro.
Quando confrontado com um "Não" o Tipo 5:
- Pensa que pode haver outra forma mais lógica para concretizar determinada coisa
- Um "Não" pode nem ter resposta se não existir uma determinação forte em fazer algo que necessite do "Sim"
- Perante um "Não" inconsequente a atitude é respirar fundo e ir embora com um sentimento de contrariedade.
- Ouvir um "Não" pode levar a novos planos para encontrar uma solução melhor.
- Um " Não" custa a ouvir quando é dito com agressividade.
- Ouvir um "Não" fundamentado, lógico e coerente não gera conflito.
- Quando se ouve um "Não" sobre algo que é imprescindível, há que alterar a estratégia silenciosamente para conseguir o pretendido.
- Um "Não" deixa de ser um obstáculo quando permite melhorar um plano, aprender ou ser mais eficaz e competente.
Quando confrontado com um "Não" o Tipo 6:
- Pensa que poderão não estar do seu lado, o que compromete a confiança.
- Perante um "Não" pergunta-se de forma direta a sua razão, pondo à prova os argumentos de quem o diz
- Um "Não" pode funcionar como um desafio para encontrar soluções alternativas, que muitas vezes já estavam previstas.
- Um "Não" dito por alguém cuja autoridade não é reconhecida é muito difícil de aceitar.
- Um "Não" traz a certeza de saber com o que contar e isso diminui a ansiedade.
- Um "Não" pode ser ultrapassado quando as duas partes apresentam o seu ponto de vista sem desconfiança, para chegar a um compromisso.
Quando confrontado com um "Não" o Tipo 7:
- Procura novas alternativas e de preferência que sejam ainda mais prazerosas.
- Um "Não" é combatido com justificações racionais e lógicas.
- Um "Não" é sentido com grande frustração quando há privação das alternativas planeadas.
- As várias opções e alternativas ajudam a desvalorizar um "Não"
- Perante um "Não" pode ser mais fácil fugir do assunto para evitar a dor da frustração
- Um "Não" é desmotivador e faz perder o entusiasmo
- Um "Não" que signifique a privação de um momento prazeroso é muito difícil de aceitar.
- Um "Não" pode ser ultrapassado com alternativas e justificações lógicas.
Quando confrontado com um "Não" o Tipo 8:
- Reage com raiva, porque no primeiro impulso sente que se não estão consigo estão contra si.
- Um "Não" demonstra uma certa coragem para enfrentar o Tipo 8. E isso merece respeito, principalmente se houver a capacidade de sustentação do "Não" que foi dito.
- Procura adotar rapidamente uma estratégia para ultrapassar o "Não"
- Com um "Não" pode perde-se a capacidade de fazer parte da solução.
- Quando se tem que ouvir um "Não" que seja dito direta e assertivamente. Sem rodeios.
- É muito difícil ouvir um "Não" de um superior hierárquico.
- Ouvir um "Não" com uma justificação válida, justa e adequada torna-se aceitável.
Quando confrontado com um "Não" o Tipo 9:
- Pode acatar o "Não" para manter a harmonia, mesmo que discorde.
- Pode parecer que aceita o "Não" para não ferir susceptibilidades mas pode agir de forma contrária, muitas vezes através da inação ou de uma teimosia silenciosa.
- É muito difícil ouvir um "Não" quando contraria uma ação já iniciada, assim como um "Não" dito como uma imposição.
- Com um "Não" pode acabar-se por ganhar uma maior compreensão do ponto de visa do outro.
- É mais fácil ouvir um "Não" dito cordialmente e com explicações que ajudam a manter a proximidade.
- Muitas vezes um "Não" resolve-se com um "Sim" através da diplomacia.
Helena Portugal
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