Caminhos de crescimento para o Tipo 4 do Eneagrama

O Tipo 4 pode atenuar a intensidade emocional, o drama e o foco de atenção naquilo que falta através de caminhos que o Eneagrama oferece.
Quando Tipo 4 percorre o caminho para o Tipo 1 aprende a focar a sua atenção nas tarefas do dia-a-dia, no momento presente e nas prioridades da sua agenda. Para que assim seja, precisa da disciplina, ação e praticabilidade tão características do Tipo 1. O desenrolar das tarefas torna-se mais viável e as ideias criativas do Tipo 4 podem ser efetivamente colocadas em ação de forma ainda mais organiza. Pode aprender a constância do Tipo 1, e manter um controlo sobre a oscilação das suas emoções. Ao estar mais focado no presente aprende a valorizar mais o momento e a realidade, diminuindo a tendência para a nostalgia e idealização do futuro.
Depois desta experiência, o Tipo 4 pode fazer outro movimento muito importante que é sair de dentro e ir para fora. O Tipo 4 é auto referente e por isso corre o risco de passar a maior parte do tempo no seu mundo interior, distorcendo a apreciação dos objetos externos de atenção, numa postura que Gurdjieff chamava "Consideração interna". Este movimento acontece quando o Tipo 4 vai para o ponto 2. Aqui entra mais em contacto com a realidade externa tal qual como ela é. Ao olhar para fora vê o outro. Neste momento, pode parar de se comparar e ajudar e apoiar mais as outras pessoas e vai descobrir que esta atitude o afasta da sensação de perda e de melancolia.
É justamente ao ver e reconhecer o outro que termina a sensação de abandono, de perda e de insuficiência, típicas da personalidade Tipo 4. E neste momento abre-se mais espaço para a conexão com a Ideia Superior da Origem.
Helena Portugal
Se gostou, visite o blog e partilhe. Obrigada!