Boas influências do Tipo 8 do Eneagrama no trabalho

A sua capacidade visionária consegue antever as situações susceptíveis de causar dificuldades e como não quer ficar numa posição desfavorecida a tendência é para tomar precauções, ou avisar e dizer como se poderão evitar certos problemas.
A postura forte e poderosa do Tipo 8 não incentiva o surgimento de conflitos declarados, pois quem o desafiar sabe que provavelmente terá pela frente uma batalha desgastante.
A estratégia e força são as ferramentas mais usadas na resolução de conflitos o que acaba por trazer agitação e ruído à sua volta podendo temporariamente desconcentrar os colegas. No entanto, rapidamente todos saberão que aquele problema foi superado, com ou sem a intervenção de outras pessoas.
Se numa negociação entre várias pessoas for preciso alguém para assumir uma posição dura, para defender os interesses da empresa certamente poderão contar com o Tipo 8 para representar o papel do "mau da fita"
Com o Tipo 8 os colegas e a empresa acabam por sentir alguém forte do seu lado a defender os seus interesses o que traz uma sensação de segurança, conforto e proteção.
A força do Tipo 8 vem do instinto, que funciona como uma força propulsora e motivadora de ação tão intensa que se propaga contagiando toda a equipa, motivando-a, também, para a ação.
Esta mesma energia coloca as emoções para segundo plano, e assim tudo o que se faz tem um fundamento prático e lógico fácil explicar no contexto empresarial.
O seu estilo ousado e provocador desafia frequentemente os colegas a refletir no que estão a fazer e na forma como o fazem, espicaçando o seu sentido critico e destreza mental. Considera que a eficácia da sua equipa aumenta quando sai da zona de conforto em busca de novas possibilidades.
O facto de assumir para si os riscos das decisões tomadas deixa a equipa numa posição confortável para colaborar em projetos novos ou fazer coisas de outra maneira. Incute segurança pela convicção e firmeza com que defende as suas decisões.
O Tipo 8 destaca-se pela intensidade com que se envolve no trabalho, participando ativa e positivamente com ideias práticas para melhorar o desempenho ou trazer soluções novas.
Vence a inercia das pessoas mais lentas nem que seja pela força com que exerce o comando e o controlo sobre elas impondo um ritmo de trabalho acelerado.
É um ponto de apoio para quem precisar de ajuda e a peça desinibidamente, encontrando de bom grado soluções estratégicas objetivas e práticas. A sua atitude confrontadora obriga a uma postura fundamentada na verdade do que cada um quer, pensa e sente, aumentando a confiança pessoal dos colegas e a segurança no processo global.
A sua necessidade de controlo traz-lhe uma visão clara sobre a função e o desempenho de cada um e quando é necessário não hesita em lembra-las a quem se esquece, garantindo a funcionalidade da equipa em torno do resultado esperado.
Se há alguém com quem se pode contar para o que for preciso é com um colega ou colaborador do Tipo 8 dentro dos pressupostos da boa-fé justiça e honestidade. Se a sua forma de comunicar se tornar agressiva, basta manter o diálogo num tom firme e moderado para que o Tipo 8 entre no mesmo registo moderando, também a intensidade do seu discurso. Trata-se apenas de uma necessidade de se mostrar forte e poderoso para manter o respeito.
Influencia a circulação rápida da comunicação na empresa diminuindo as barreiras que possam haver entre departamentos ou hierarquias.
Inspira à sua volta um diálogo franco, aberto, positivo, fortalecendo o espírito de missão da empresa entre todos.
Não existe no Tipo 8 grande vocação para cerimónias desnecessárias pelo que ao chegar a um ambiente novo facilmente dá a entender aos colegas a sua posição relativamente a comportamentos, atitudes ou hábitos que não goste. Expressa abertamente as suas ideias mesmo que ninguém lhas peça, muitas vezes no seu estilo confrontador. Dificilmente vive num ambiente hipócrita, dissimulado ou de mentira, porque os relacionamentos, como tudo na vida, não têm indefinições, as coisas ou são brancas ou são pretas.
Esta atitude apela a relacionamentos mais verdadeiros e coerentes dentro da organização. Quando à sua volta todos discutem agitadamente dando palpites sobre como resolver uma questão, ele intervirá incisivamente para dizer como se resolve essa questão. Há uma natural capacidade para trazer ordem quando as opiniões se dispersam incontrolavelmente e se perde o foco do cerne da questão. O seu espírito prático e lógico não permite indecisões nem situações mal resolvidas. Esta postura motiva os outros a serem mais funcionais acelerando a produtividade da empresa.
Há uma grande capacidade física e mental para convencer os outros a seguir as suas ideias. A intensidade da energia e convicção colocada nesta ação oferecem segurança à equipa.
Helena Portugal