Aperfeiçoar o "perfeito" Tipo 1 do Eneagrama

O Tipo 1 vê que o mundo à sua volta não é tão perfeito como ele gostaria, então sente o impulso de se aperfeiçoar a si, às pessoas e as coisas com que se relaciona.
Quando percebe que errou já se puniu e procurou uma forma de resolver esse erro. Se recebe uma crítica externa inesperada pode haver uma sensação aterradora, porque isso significa que o seu crítico interno falhou.
Para se aperfeiçoar a si próprio o Tipo 1 precisa aceitar o quanto é vulnerável à crítica e assumir uma postura branda e compreensiva com as suas falhas. Por outro lado, também é importante perceber que existem outras ideias ou pontos de vista diferentes dos seus e que não deixam de ser válidas ou cumprir o objetivo proposto só por serem diferentes da suas.
O Tipo 1 precisa lembrar-se que não tem a obrigação de estar sempre certo. É próprio do ser humano cometer erros ou enganar-se, e ter a consciência disso deve servir para resolver esses erros e aprender com eles em vez de se condenar ou julgar tão severamente por isso.
Faz, também parte do processo de "aperfeiçoamento" do Tipo 1 aprender a equilibrar o cumprimento do dever com momentos de prazer e diversão. Com esta atitude diminuirá a tensão e rigidez que vai acumulando no seu dia-a-dia.
Então, como ajudar o Tipo 1 a "aperfeiçoar-se"?
Quando algo possa correr menos bem, em vez de acusar, ajude o Tipo 1 a dissipar o processo de auto critica falando de assuntos positivos e agradáveis e crie um ambiente descontraído.
É vital ser claro, apresentar ideias e posições inequívocas no relacionamento com o Tipo 1, pois a ambiguidade ou as ideias implícitas são extremamente desconfortáveis para quem necessita de certezas para sentir segurança.
Quando o Tipo 1 apontar falhas ou corrigir os outros, é importante perceber que o seu intuito não é aborrecer, mas sim ajudar as pessoas a melhorar de acordo com os seus padrões de qualidade porque se importa com o desempenho delas. Por isso, acolha com agrado essas correções e aproveite para se aperfeiçoar!
E lembre-se que convites para ambientes descontraídos, divertidos e o sentido de humor são excelentes aliados, pois o que o Tipo 1 realmente precisa para se "aperfeiçoar" é aprender a descontrair-se mais para aproveitar os momentos prazerosos e deixar a vida fluir naturalmente.
Helena Portugal
Se gostou, partilhe. Obrigada!