A beleza na Alma do Tipo 4 do Eneagrama
A sensação interior de dissociação implícita da Origem Divina leva a uma ânsia de obter tudo aquilo que faça o Tipo 4 sentir-se conectado.
Estados emocionais intensos geram uma sensação específica de contacto consigo mesmo, as profundezas da emoção levam a alma a um ponto onde o contacto com a essência foi perdido. Há impressão de profundidade, de apreensão do significado das coisas, e a partir do sofrimento, e da ânsia de expressar a autenticidade e originalidade no sentido de Origem, onde a criatividade pode manifestar-se.
As pessoas realmente criativas precisam deste vínculo entre o individuo e o contacto profundo com a alma. Através da arte o Tipo 4 não só idealiza como transmuta a dor transformando-a num elemento de beleza.
Por isso o Tipo 4 sente-se atraído pelas artes ou outras atividades estéticas, quer na qualidade de criador quer na qualidade de apreciador.
Sua valorização do refinado e do belo, porém, pode chegar ao ponto do preciosismo, em que ele venera excessivamente essas coisas como se fossem joias.
A expressão artística permite-lhe atingir a consciência de si mesmo como uma pessoa livre. E este é o reconhecimento da verdadeira identidade - manifestação única e exclusiva da Divindade como experiência de ser um foco brilhante de iluminação.
Helena Portugal
Se gostou, visite o blog e partilhe. Obrigada!