Tipo 9 Social - o contra tipo

O Tipo 9 social expressa a paixão da preguiça fundindo-se com o grupo. Trabalha arduamente no apoio aos interesses e necessidades do grupo pondo-as à frente das suas próprias necessidades.
É muito agradável, afável, bom conversador e bem disposto.
Tem uma profunda necessidade de se sentir parte das coisas e do grupo, de certa forma para colmatar uma sensação de ser diferente ou de não se encaixar no grupo ou comunidade. Então, procura compensar esta sensação sendo generoso e sacrificando-se, trabalhando o tempo que for preciso para atender às expectativas e necessidades do grupo. Entrega-se incondicionalmente como resposta a um profundo medo de abandono, conflito, separação e uma potencial perca de paz e harmonia.
Desenvolveu uma capacidade de trabalho impressionante que só ele conhece, uma vez que não o mostra diretamente nem tão pouco se queixa do cansaço, esforço ou stress.
Neste processo pode tornar-se viciado no trabalho demonstrando sempre muita energia, amizade, compreensão e sociabilidade. Não mostra a sua dor e não sobrecarrega os outros.
Em contraste com os outros subtipos do 9 este é mais energético e extrovertido - tem mais energia porque está motivado para lutar pelos interesses do grupo. É mais expressivo e vigoroso, contrariando a inercia típica do Tipo 9. Por isso o 9 com o subtipo Social é o contra tipo. Ainda assim, a preguiça manifeste-se ao não satisfazer as suas próprias necessidades e vontades.
O Tipo 9 Social gosta muito de controlar as coisas e falar imenso. Normalmente tem uma vida muito cheia. Cheia de tudo menos dele próprio.
Por fora mostra uma expressão de alegria, mas por dentro o sentimento de não pertencer persiste e cria uma certa tristeza que esconde.
O Tipo 9 Social pode parecer um Tipo 3 porque trabalha arduamente sem mostrar o stress e cansaço, mas difere no sentido em que é mais relutante ao estar na ribalta e não apoia o grupo para criar uma imagem ou obter a admiração dos outros.
O 9 Social passa da preguiça à ação certa entrando em contacto com qualquer tristeza que subjaz ao seu comportamento otimista e agradável e percebendo como o seu trabalho pelo grupo o pode distrair da sua evolução pessoal.
É importante abrandar o ritmo e assumir o risco de partilhar mais de si com os outros, especialmente necessidades profundas, vontades e sentimentos. A ação certa significa acolher o que se passa dentro de si. Uma das formas de sentir que realmente pertence ao grupo e de dar o que as pessoas valorizam, passa por satisfazer as suas necessidades e expressar a sua vontade própria.
Traduzido e adaptado do livro " The Complete Enneagram - 27 Paths to greater Self-knowledge" Beatrice Chestnut, PhD
Helena Portugal
Se gostou, partilhe. Obrigada!