Tipo 9 Sexual - Fusão

04-10-2019

O Tipo 9 Sexual inconscientemente expressa uma necessidade de ser através do outro acabando para isso por se fundir no outro. É através do relacionamento que alimenta a sensação de "Ser".


Ser ele próprio pode parecer muito assustador ou desafiante, então é mais confortável substituir a sua agenda pela agenda da outra pessoa com quem se relaciona.

Não está conectado com a sua própria paixão pela vida por isso procura encontrá-la misturando-se com outra pessoa. Quando está numa relação próxima tem a sensação de que não há fronteiras entre a sua experiência e aquilo que importa aos outros.

O problema inerente a esta situação consiste no facto de a união verdadeira entre duas pessoas requerer que ambas permaneçam nelas mesmas antes de se encontrarem. O Tipo 9 Sexual pode ter dificuldade em estar por conta própria, em enraizar-se nele próprio e viver o seu propósito, por isso procura tudo isto na outra pessoa.

Pode fundir-se com o parceiro, um parente, um amigo chegado, ou qualquer outra pessoa importante como forma de encontrar um propósito de vida.

Sente incerteza sobre a sua identidade e uma falta de estrutura na sua vida que procura preencher procurando-as nos outros. É muito amável, gentil, amoroso e doce. É o menos assertivos de todos os Tipos 9, e a ternura e gestos de cuidado que vêm da personalidade podem nem sempre ser tão reais como parecem.

Tem dificuldade em encontrar a sua motivação e a agir de forma a dar suporte às suas iniciativas. Até pode saber que quer fazer algo mas não ser capaz de o fazer por um longo período de tempo, especialmente se envolver algum tipo de conflito com os outros.

O Tipo 9 Sexual defende-se da dor da separação ao negar inconscientemente a existência de fronteiras. Esta é uma tentativa para evitar estar consciente da sua profunda sensação de isolamento.

Tem esta sensação, "eu sou quando estou com o outro". Pode focar-se em atender às necessidades dos outros acabando por trair as suas próprias necessidades. Quando isto acontece pode envolver-se numa rebelião agressivo- passiva, como por exemplo, evitar ou ignorar alguém importante de uma forma que afeta a relação.

O caminho da preguiça até à ação certa passa por reconhecer e agir na sua necessidade de separação, arranjar tempo para estar sozinho e deixar de encontrar o sentido de ser através do outro. Reconhecer que não se pode apagar para manter uma relação específica, criar fronteiras saudáveis com os que estão mais próximos e observar quando não está a ser ele próprio e encontrar o seu sentido para a vida.

A fusão imita a conexão real, mas no fim é apenas um substituto ou miragem, porque significa que o tipo 9 desistiu dele próprio em favor dos outros. Deve, por isso, construir relacionamentos com base nas suas preferências e aspirações como forma de estabelecer contactos mais regulares com o seu verdadeiro eu, ser quem realmente é e ainda assim sentir-se amado e aceite.

Traduzido e adaptado do livro " The Complete Enneagram - 27 Paths to greater Self-knowledge" Beatrice Chestnut, PhD

Helena Portugal

Se gostou, partilhe. Obrigada!

Helena  Portugal
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora