8 Social - o contra tipo

O Tipo 8 Social é o contra tipo dos 3 subtipos do 8, porque embora se revolte contra as normas sociais é orientado para a proteção dos outros, mais solidário e orientado para a lealdade. Expressa a luxúria e agressividade ao serviço da vida e dos outros.
Este tipo é um social "anti social", mais amigável e menos agressivo que o 8 auto preservação. É mais prestável, apoia, protege e preocupa-se com as injustiças que acontecem às pessoas, no entanto, também tem um aspeto anti social no que concerne a seguir regras sociais.
Este 8 mostra-se mais suave e fácil de lidar. É menos rápido a zangar-se do que os outros 8. Revolta-se de uma forma menos óbvia. É muito ativo, e pode perder-se de si ao querer estar em ação constante. Pode mostrar uma luxúria ou exagero desproporcionado por projetos ou colecionar coisas. Socialmente gosta do puder que o grupo oferece e pode ter dificuldade em engajar-se em relacionamentos de forma mais individualizada.
O grupo é uma fonte de energia que motiva a concretização de ações em conjunto obtendo destas grande satisfação. A atenção é dispersa pelo grupo e o foco está na inclusão de todos. É amigo, e se considerar que alguém é merecedor de algo, esforça-se ao máximo para lhe dar o que precisa ou deseja.
Enquanto desenvolve uma grande habilidade para cuidar e proteger os outros, inconscientemente desiste da sua necessidade de amor que frequentemente substitui com um movimento compensatório em direção ao prazer e poder.
É, por norma difícil ao Tipo 8 Social tornar-se consciente da sua necessidade de amor, proteção e cuidado. Este é o seu ponto cego.
O Tipo 8 Social pode ir da luxúria à inocência aprendendo a tomar conta de si próprio da mesma forma que cuida dos outros.
É importante incorporar a inocência ao estar consciente, mais regularmente, da sua criança interior, da necessidade de amor, segurança e perceber que essa criança merece amor, cuidado e proteção. Abrir-se para a inocência envolve permitir-se ser amado, cuidado e vulnerável - o que podia ter sido impossível quando era criança - e isto permite ao Tipo 8 reintegrar a criança interior que teve de abandonar quando precisou de crescer rapidamente para lidar com o mundo exterior.
Traduzido e adaptado do livro " The Complete Enneagram - 27 Paths to greater Self-knowledge" Beatrice Chestnut, PhD
Helena Portugal