8 + 8 a trabalhar juntos

Dois tipos 8 juntos, provavelmente terão uma colisão. Orientados para o poder, têm a tendência para entrar em disputa para ocupar espaços e assumir o comando.
Podem, até ter uma relação calorosa e cordial, em condições especiais. Podem ambos ser poderosos aliados, abrindo canais de poder para o bem da empresa ou em beneficio mutuo, porém as suas relações também correm o risco de se degenerar e tornarem-se vingativas, grosseiras e até violentas quando não se entendem.
Quando o tipo 8 é o chefe - Espera absoluta fidelidade para o seu forte comando. Deve procurar dar ao funcionário Tipo 8 a oportunidade de exercer a autoridade em algum trabalho na empresa. Ele precisa disso para ser fiel ao chefe, caso contrário pode muito bem acontecer que coloque os colegas contra o chefe movido por um sentimento de injustiça. A situação ideal é quando os dois, chefe e funcionário, podem crescer juntos, cada um na sua área de atuação.
Quando o tipo 8 é o subordinado - Vai estar sempre atento ao que acontece no seu departamento, com o chefe e com a organização. Como todo o Tipo 8 que se respeita, vai atrás de tudo o que lhe interessa até conseguir. Está aberto a tudo o que traga vantagem e cumpra um propósito ao mesmo tempo que mostra a sua força e determinação. Deve ser firme quando o tem de ser, gritar quando precisa, mas quando desafiar o chefe, deve fazê-lo com a certeza de vencer, porque senão na próxima oportunidade ficará fora o baralho.
Quando alinhados num objetivo são uma força imparável fazendo acontecer de forma prática e rápida o planeado.
Helena Portugal