7 Social (Sacrifício)- o contra tipo

O 7 Social é o contra tipo porque expressa uma espécie de "contra gula", ao ir contra a paixão da gula. A gula é um desejo por mais, um desejo de ganhar vantagem em tudo, mas o 7 social quer ser bom, puro e não agir sob o impulso da gula.
Evita ser excessivo ou oportunista e não quer explorar ninguém.
Para provar a sua bondade tipicamente dá mais aos outros e fica com menos, por exemplo, mesmo que queira a maior fatia do bolo vai contra esse impulso e escolhe a fatia mais pequena. Pela mesma razão pode adiar os seus desejos em beneficio dos outros.
Mas como é que o ego recompensa esta aparente estratégia de pureza e altruísmo?
Parte desta estratégia é querer ser visto como bom pelo seu sacrifício.
A gula escondida é o reconhecimento do seu sacrifício, está sedento por amor e reconhecimento e esta sede pode ser insaciável. Usa o sacrifício para esconder defeitos e convidar ao reconhecimento, admiração ou amor, porque no fundo não sente que é legitimo agir de acordo com os seus desejos e caprichos.
O sacrifíco e serviço aos outros é o preço que paga pela sua necessidade neurótica de admiração.
Em linha com a necessidade de ser reconhecido pelo seu sacrifício adota o papel de ajudar e preocupa-se em aliviar a dor dos outros. Ao fazê-lo, não sente a dor dele próprio, por isso ajudar os outros é uma forma de projetar a sua dor para fora de si procurando aliviá-la a uma distância segura.
É um idealista misturando ilusão, boas intenções e ingenuidade. Tudo junto funciona como uma droga intelectual que motiva a ação.
Tende a usar a racionalização para suportar as coisas que faz em nome do altruísmo e idealismo. Se se provar que as suas crenças estão erradas, simplesmente substitui-as por outra explicação racional e diz que isso é evolução. Por esta razão pode sentir um certo pânico ao perder o seu idealismo por temer que isso o conduza ao vazio.
Quer ser o salvador, sentir que está numa missão. É provocador, iluminado, simples e pode ficar preguiçoso quando as tarefas se tornam demasiado exigentes.
Pode não estar ciente da sua preguiça, amor pelo conforto e narcisismo.
Os seus pilares são visionários, imagina um mundo melhor mais livre saudável e pacifíco mostra demasiado entusiasmo relativamente à sua visão e pode fantasiar um futuro perfeito. Tem a tendência de manipular pelo entusiasmo.
Deseja encontrar um amor romântico, puro e perfeito. Inconscientemente coloca-se numa posição arrogante de ser "melhor" ou mais puro do que os seus parceiros e espera então que eles evoluam em direção à perfeição.
O 7 Social pode fazer o caminho de evolução da gula à sobriedade tornando mais conscientes os motivos pelos quais faz as coisas que faz. Estar ciente do desejo de reconhecimento através do sacrifíco e ajuda, assim como perceber o quanto pode confundir o altruísmo com o interesse próprio.
Outro ponto com relevo é perceber o quanto acaba por ser manipulador através do entusiasmo e encarar as suas limitações com compaixão.
É importante, também deixar de se julgar por se preocupar consigo, não encarando essa atitude como egoísmo e dar crédito a si próprio pelas boas intenções.
Traduzido e adaptado do livro " The Complete Enneagram - 27 Paths to greater Self-knowledge" Beatrice Chestnut, PhD
Helena Portugal