5 no alfabeto Hebraico

He, 5 em hebraico revela a essência da palavra e do número trazendo uma compreensão profunda da dimensão espiritual que encerra este número.
Significa a "janela" tri-dimensional da consciência, composta de um eixo horizontal e vertical (o dalet) com um ponto solto (o yud) aludindo à coordenada de profundidade
No 5º dia Deus manifestou: "Saiam os animais das águas e voem as aves por cima da terra atravessando os céus e Deus os abençoou e disse: criai-vos e multiplicai-vos..."
He é o alento, o que dá a vida, o ar, o ser, a existência absoluta, a existência que assimila a Vida Universal. Atribui-se a He o poder do elemento água como arquétipo no qual a vida se move, embora aqui não se trate do elemento aquoso em si, mas sim do elemento filosófico dos sentimentos, emoções e desejos.
É o inicio de um novo ciclo já que a He é a letra que se encontra também no final do Tetragramaton, além ser a segunda letra portadora de emoção interna que enche todo o espaço, que está presente em toda a criação, que inunda a Terra suscetível de ser fecundada. Um sopro de Vida que, sensível a tudo o que a rodeia, penetra em forma de chispa, e expressa o seu potencial de sentimentos com a força da sensibilidade feminina de que é portadora esta letra.
É a Luz da Água Primordial. Vida absoluta, vida arquetípica, ideia abstrata, e quando compreendemos a força de He no nosso interior, quando a deixamos atuar, nos sentimos em comunicação com toda a criação. O sopro de Vida de He é a garantia de saúde, é a cura, é o eterno compromisso da existência consigo mesma, é a consciência de existir para preencher a natureza da nossa melhor intenção.
Um sopro de Vida que, sensível a tudo o que a rodeia, penetra em forma de chispa, e expressa o seu potencial de sentimentos com a força da sensibilidade feminina de que é portadora esta letra.
Esta é provavelmente a conexão com a existência que o Tipo 5, perdido e isolado na personalidade tanto deseja, para sentir que faz parte do plano Divino, que tem um lugar e que é um ser visível.
He significado também, quebrar-se, tornar semente, contemplação. Revelação. O mestre quebrando a brilhantez de sua compreensão por amor ao aprendiz. Quebra da existência resultando em existência unificada.
No Engrama 5 é, também o centro dos 9 pontos - ( 1,2,3,4- 5 - 6,7,8,9 ) o que representa a posição geométrica da revelação e inspiração da presença divina no coração do ser humano. É o ponto do segredo dos segredos. O 5 está exatamente no meio dos números elementares (de 1 a 9), portanto nos permite conhecer os dois mundos e poder optar pelo divino ou pelo profano. Aqui começa o mundo fenoménico subtil.
Helena Portugal