4 Autopreservação - O contra tipo!

O Tipo 4 com o subtipo autopreservação é o contra tipo desta personalidade e por isso muitas vezes a sua identificação pode ser difícil.
Embora este subtipo experiencie a inveja como os outros Tipos 4, mostra menos a inveja e o sofrimento do que o Tipo 4 com os subtipos social e sexual.
Ao invés de falar sobre o seu sofrimento aprendeu a suportar a dor por longos períodos de tempo sem se mostrar vítima. É mais estoico e forte na forma como encara a dor.
A inveja também é menos aparente porque em vez de ficar a debater-se com ela e mostrá-la vai esforçar-se muito para conseguir ter o mesmo que os outros têm e a ele lhe falta. Assim, em vez de ficar a desejar coisas sem agir o Tipo 4 auto preservação luta para obter "aquela coisa distante" que lhe dá o sentimento de ser capaz de obter o que perdeu ou simplesmente não tem. No entanto, seja o que for que obtenha nunca lhe parece ser suficiente.
Em vez de mostrar sensibilidade, sofrimento, vergonha, inveja e profundidade de sentimentos que possa sentir aprendeu a "engoli-los sem se queixar". Fez da resistência uma virtude e espera que este sacrifício seja reconhecido e apreciado.
Tal como os outros 4 sente uma necessidade de sofrer e no seu inconsciente espera que isto lhe traga amor e aceitação, mas ao contrário dos outros 4 sofre em silêncio. Assim, acabou por desenvolver uma grande capacidade de internalizar e suportar a frustração.
Coloca-se muitas vezes em situações difíceis, testa e desafia-se a ele próprio. Tem uma paixão pelo esforço e envolve-se intensamente nas atividades.
Pode esforçar-se compulsivamente para conseguir o que precisa para sobreviver, mesmo que tal esforço não o leve a lado nenhum. Nalguns casos nem sabe como viver sem o stress e a pressão que coloca nele próprio.
Tende a ser humanitário, com uma predisposição empática ao lidar com as pessoas. Pode protestar em nome dos outros e é sensível aos necessitados, aos que não têm posses e aos que são vítimas de injustiças.
Esta é a sua forma de projetar a dor para fora, pois em vez de sentir a sua própria dor e sofrimento apoia os outros na dor deles.
Enquanto os outros Tipos 4 são dramáticos, o 4 auto preservação é mais masoquista do que dramático. É como se boicotasse os seus desejos ou necessidades quando, por exemplo se esforça para conseguir o que quer, mas inconsciente faz coisas contra si próprio, pode ser impulsivo mas controla e inibe os impulsos para obter reconhecimento, pode querer ser feliz mas inconscientemente sente um tabu relativamente à felicidade, pode ser ambicioso mas nega a sua ambição.
Despende muita energia ao sentir medo do que está a acontecer em vez de lidar com os problemas e resolvê-los, por isso muitas vezes adia a ação necessária para conseguir o que quer e depois culpa-se por isso.
Traduzido e adaptado do livro " The Complete Enneagram - 27 Paths to greater Self-knowledge" Beatrice Chestnut, PhD
Helena Portugal
Se gostou, partilhe. Obrigada!