Tipo 2 Social - Ambição
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O Tipo 2 Social é um sedutor de ambientes com mestria para lidar com grupos. Mostra-se mais poderoso e intelectual do que os outros subtipos do Tipo 2. Tem paixão pelo poder e expressa o orgulho ao ter influência e vantagem sobre os outros.
Neste subtipo o orgulho é mais óbvio porque se manifesta na ambição, no conhecer as pessoas certas, em fazer coisas importantes, ocupar posições de liderança e pela admiração que desperta ao realizar as suas tarefas. Pode dizer-se que neste subtipo a paixão do orgulho reside concretamente na satisfação e conquista de uma audiência.
Em contraste com o Tipo 2 Auto preservação que é acriançado, e o Tipo 2 Sexual que é abertamente sedutor, o Tipo 2 Social é o mais adulto e poderoso. É o protótipo da pessoa que tem a sua própria empresa, ou que tem um cargo importante numa organização, ou é o líder no seu campo de atuação.
É o mais intelectual dos Tipos 2 porque sente a necessidade de ser importante para alimentar o seu orgulho e para ser importante deve usar-se o cérebro. A sedução funciona, neste caso, pela habilidade de influenciar um grande grupo sendo impressionante, excecional e perito na matéria.
O nome "Ambição" refere-se à paixão do Tipo 2 Social por querer estar no topo, ter o domínio e rodear-se de pessoas poderosas para ele também ter poder. Tem uma paixão pela superioridade e estar acima dos outros para satisfazer a sua necessidade de admiração. É competitivo e por vezes pode mostrar-se indiferente, insensível e negar as emoções dos outros.
Inconscientemente tende a acreditar que todos querem ser como ele, ou que as pessoas são menos aptas do que ele, ou que o procuram porque invejam as suas qualidades superiores.
Sabe bem como trabalhar nos bastidores para ampliar a sua influência dentro do grupo e fazer com que tudo se mova de forma a beneficiá-lo. Sabe orquestrar as pessoas dentro do grupo ou comunidade utilizando a estratégia de dar para ganhar alianças e respeito. Embora a maioria das vezes seja inconsciente, confia no dar para receber como estratégia de interação com os outros. Quase sempre, quando mostra generosidade, tem uma intenção e com o apoio que presta espera garantir a lealdade e reciprocidade nos relacionamentos.
Pode ser um pouco mais introvertido do que os outros Tipos 2, preocupa-se muito com a imagem pública que transmite para que esta reflita o poder e autoridade que tanto preza. Com toda esta estratégia torna-se um bom artista em frente de uma audiência, mas também necessita de um grande nível de privacidade ou de afastamento quando está fora do palco.
O Tipo 2 Social pode ser viciado no trabalho com tendência para se sentir omnipotente. Pode parecer entusiasmado, confiante ou até demasiado confiante, e por vezes até maníaco. Tende a envolver-se em lutas de poder. Quer dominar e tende a mostrar atitudes de territorialidade.
Por norma avalia o seu trabalho e objetivos de forma muito positiva e acredita que consegue realizar tudo a que se proponha.
Tendencialmente nega emoções vulneráveis, como a vergonha, desespero, desconfiança e inveja. Acredita erradamente que mostra vulnerabilidade quando não o está a fazer, outras vezes pode fazer um show de vulnerabilidade para causar efeito na audiência.
Traduzido e adaptado do livro " The Complete Enneagram - 27 Paths to greater Self-knowledge" Beatrice Chestnut, PhD
Helena Portugal
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