Tipos 2 e 7 do Eneagrama a trabalhar juntos

O tipo 2 e o tipo 7 são dois tipos muito agradáveis. Ambos são otimistas, cheios de energia e acreditam que seus talentos lhes abrem as portas do mundo. Não são muito premiáveis à tristeza e distanciam-se da introspeção.
O 2 e o 7 são a versão emocional e mental um do outro. O tipo 2 é
ágil em perceber os sentimentos dos outros e o tipo 7 em associar e coordenar
ideias. Mas o tipo 2 toca apenas a superfície dos sentimentos e o 7 intelectual e brilhante, torna-se sábio quando busca as melhores qualidades do 5 e o 2 quando
se aprofunda nas emoções buscando as
qualidades do tipo 4.
Quando o tipo 2 é o chefe e tipo 7 subordinado - O tipo 2 chefe deve tomar precauções para que o tipo 7 se comprometa com as coisas que poderá não cumprir. Às vezes o tipo 7 pode enchê-lo de amabilidades, propor-lhe grandes ideias e com jeito inocente requisitar a sua ajuda para pôr em prática um maravilhoso plano. É preciso lembrar que o tipo 2 gosta que dependam de si, e o tipo 7 gosta de ser tratado como um génio. A melhor estratégia para levar a melhor do tipo 7 é conseguir comprometê-lo com um projeto.
O funcionário tipo 7 para se dar bem com o chefe tipo 2 deve considerar que o tipo 2 quer ser pessoal, específico e que a abordagem dos problemas traga resultados práticos.
Diferentemente do tipo 7 que quer grandes ideias e esquemas, o tipo 2 quer servir a alguém. O tipo 7 é genérico e o tipo 2 é específico. O tipo 7 é futuro e o tipo 2 é presente.
Quando o tipo 7 é o chefe e o tipo 2 subordinado - O chefe tipo 7 terá problemas com o tipo 2 se for muito arrogante ou autoritário. Também será ótimo quando permitir que ele possa humanizar seus planos e projetos, dando o seu toque pessoal, reconhecendo o valor do suporte que está prestando e por fim lhe agradecer. O tipo 2 terá como grande desafio atender à multiplicidade de ideias, planos, saídas, soluções que do tipo 7 para uma mesma situação ou para resolver os problemas da empresa.
Helena Portugal
Se gostou, partilhe. Obrigada!