Tipo 1 Sexual - Contra tipo

27-10-2019

Enquanto o Tipo 1 Auto preservação é o perfecionista e o Tipo 1 Social aquele que inconscientemente assume a pose de pessoa perfeita modelando a forma correta de ser, o Tipo 1 Sexual foca-se mais em aperfeiçoar os outros. 


É mais um reformador do que um perfecionista. Sente a necessidade de aperfeiçoar os outros mas não se foca tanto em se aperfeiçoar a ele próprio.

Este é o único subtipo do Tipo 1 que mostra explicitamente a raiva, sendo por isso o contra tipo. É impaciente, invasivo, vai atrás daquilo que quer e acha que tem direito a tudo. A intensidade do desejo é alimentado pela raiva que o motiva a querer melhorar os outros. Há uma excitação, paixão, ou idealismo sobre a forma como as coisas poderiam ser se as pessoas melhorassem o seu comportamento ou se a sua visão fosse considerada pela sociedade. Neste contexto é muito convincente e veemente.

Esta personalidade intitula-se (com a mentalidade de um reformador ou fanático) de ser aquele que sabe como viver ou fazer as coisas melhor e portanto sente que tem o direito de afirmar a sua vontade aos outros.

Agindo como um conquistador, racionaliza a sua postura tornando-a virtuosa através da retórica onde explica a sua adesão a um código de moral mais elevado ou "chamado".

De acordo com Naranjo, Ichazo deu a esse subtipo o nome de "Cio" significando uma intensidade especial de desejo. "Cio" sugere uma intensidade ou excitação que alimenta o desejo de conexão com os outros, assim como a fazer as coisas com cuidado, dedicação e fervor.

A raiva deste Tipo 1 traz ao seu desejo uma intensidade ou urgência que o faz ter a sensação de " Eu tenho de ter isto" ou " Eu tenho o direito a isso", ou " Tenho que melhorar isto para que as coisas sejam da forma que eu sei que devem ser".

A intensidade deste desejo pode apoiar o impulso de aperfeiçoar pessoas específicas ou de fazer do mundo um lugar melhor da forma que ele acredita que deveria ser. Às vezes, este desejo de aperfeiçoar os outros cresce a partir da crença genuína de uma visão ou idealismo iluminada. Contudo, esta intensidade, pode ao mesmo tempo, ser alimentada pela necessidade do instinto do subtipo de aperfeiçoar os outros.

O Tipo 1 Sexual tem uma atitude liberal relativamente ao desejo sexual. Há um tipo de mentalidade de "ir atrás do que quer" que depois vai precisar de uma boa razão para apoiar a correção daquilo que quis fazer.

É vingador, não teme o confronto. Pode sentir uma raiva assassina que não consegue ver e essa raiva pode ser como um vulcão em erupção.

Vê-se a ele próprio como uma pessoa forte. Tem muita força e determinação e pode ser muito bravo. É impulsivo e faz as coisas depressa.

O Tipo 1 Sexual tem dois lados, um mais brincalhão orientado para o prazer e um lado agressivo e raivoso.

Dor, é a emoção que mais reprime e a que tem mais dificuldade de mostrar. Por força do desconhecimento da sua dor pode levar uma vida dupla como forma de quebrar as regras. Pode mostrar um comportamento "escondido" onde descarrega a sua raiva e dor através de atos "maus".

Acredita que tem o direito de impor a sua visão e obter o que precisa, traz intensidade e energia a um relacionamento podendo ser forte e insistente. Pode querer aperfeiçoar o seu parceiro e amigos com o sentido de estar numa missão ou recorrendo a um chamado maior ou autoridade na forma como as coisas devem ser feitas.

É excelente a dizer o que os outros precisam para melhorar o seu comportamento ou atingir padrões específicos, mas dá menos interesse e atenção em melhorar a si próprio... 

Traduzido e adaptado do livro " The Complete Enneagram - 27 Paths to greater Self-knowledge" Beatrice Chestnut, PhD

Helena Portugal

Helena  Portugal
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora