Tipo 1 Auto preservação - "Preocupação"

O Tipo 1 Auto preservação manifesta a raiva de um modo mais reprimido do que os Tipos 1. Para tornar a sua própria raiva menos ameaçadora, desenvolveu um mecanismo de reação que transforma o pico da raiva em calor (afeto). Assim, podemos observar uma pessoa zangada a desconectar-se da sua raiva para se tornar gentil e apoiar os outros com boas intenções.
Neste subtipo a raiva do Tipo 1 juntamente com o mecanismo de defesa contra a raiva, manifesta-se com boas intenções, perfecionismo, esforço heróico, obediência a regras e uma obsessão pelo perfecionismo.
Como resultado aparece uma pessoa excessivamente amável, decente e bondosa. Na persecução de se aperfeiçoar a ele próprio acredita que é mau estar zangado e então faz da tolerância, perdão e doçura uma virtude.
No fundo este Tipo 1 sente muita raiva mas controla-a. Sob pressão, contudo, pode escorrer uma brecha de irritação, ressentimento, frustração ou auto correção. Preocupa-se muito. Tem a necessidade de previsibilidade, um desejo de planear tudo, uma compulsão para ter tudo sobre controlo. Não confia que as coisas vão correr bem por si só, por isso desenvolveu um exagerado sentido de responsabilidade que se revela numa preocupação agitada, mesmo quando tudo corre bem.
Tem sempre a sensação que alguma coisa pode dar errado a qualquer momento a menos que esteja em alerta para garantir que as coisas vão acontecer como deviam. Também, não se sente muito seguro relativamente à sua sobrevivência e daqui surge uma ansiedade implícita relativamente a tudo o que possa correr mal e das consequências de falhar.
No, entanto pode deixar de se preocupar tanto se estiver convencido que não há nada que possa fazer sobre determinada situação. Caso contrário, se considerar que pode fazer algo para garantir que as coisas corram bem, dificilmente deixará de estar vigilante.
Esta tendência para sentir ansiedade ou estar constantemente em guarda, pode nalguns casos, desencadear defesas obsessivas - compulsivas, ou seja, pode tornar-se obsessivo no seu pensamento e compulsivo ou ritualista nos comportamentos como forma de reduzir a ansiedade. Desta forma ganha controlo sobre os acontecimentos e só assim consegue relaxar, o que não é fácil com tanta coisas para fazer e preocupar-se. O Tipo 1 Auto preservação raramente relaxa.
Este subtipo é o resumo de um verdadeiro perfecionista e é especialmente duro com ele próprio se não faz as coisas bem. Sente uma compulsão para garantir que todos os detalhes são escrutinados e perfeitos. É na busca da fazer e encontrar a solução perfeita que encontra segurança.
O nome "Preocupação" é dado a este Tipo como um rótulo descritivo porque tem uma paixão, ou uma compulsão emocional muito forte para se preocupar com a correção das coisas.
A raiva desencadeia a perturbação que constitui a primeira resposta à necessidade de ter que se preocupar. Não se permite ter consciência da sua raiva uma vez que a experiência da raiva ou frustração é insuportável, representa uma ameaça à criança que foi e que sempre arcou com muitas responsabilidades na infância. O Tipo 1 Auto preservação cresceu com muita raiva e é esta raiva que molda a sua personalidade de adulto.
Nos relacionamentos é muito sensível à critica e fica muito zangado quanto sente que tem culpa.
Nos conflitos pode ser hipócrita, rígido e inflexível. Assume os seus erros e desculpa os outros quando admitem a culpa ou pedem desculpa. Os parceiros podem sentir-se criticados e mantidos num alto patamar de perfeição, mas por outro lado, podem contar com uma pessoa extremamente confiável.
Traduzido e adaptado do livro " The Complete Enneagram - 27 Paths to greater Self-knowledge" Beatrice Chestnut, PhD
Helena Portugal
Se gostou, partilhe. Obrigada!